Polenta mole

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
polenta simples e saborosa polenta cremosa receita de polenta cremosa polenta cremosa com leite polenta de milharina como fazer uma polenta tradicional polenta mole na panela de pressão como fazer polenta
Polenta mole simples do @revistasaboresdosul
Tempo 30m
Porção 4 pessoas
Nível Fácil

Receita de polenta mole que fica simplesmente perfeita para quem deseja comer com leite ou, quem sabe, com aquele queijo caseiro ralado por cima! Bem, as opções pro teu almoço é o que não falta, né? Vem comigo que te ajudo!

Como fazer polenta mole?

Ingredientes
  • Check1 xícara de fubá
  • Check4 xícaras de água
  • Check1 colher (chá) de sal
  • Check2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite (pro gosto ficar bom demais)
Modo de preparo
  • CheckPrimeiro as coisas primeiras: Tira tudo que você vai precisar do armário e da geladeira, porque fazer polenta é que nem dançar forró, não pode parar de mexer.
  • CheckA água: Coloca 3 xícaras de água pra ferver numa panela grande. Ah, e já aproveita pra colocar o sal nessa água, tá?.
  • CheckO fubá: Agora, pega aquela xícara de fubá e mistura numa tigela com a xícara de água fria que sobrou. Mistura bem pra não ficar nenhuma pelota, porque ninguém merece polenta empelotada, né?.
  • CheckMisturando tudo: Quando a água estiver fervendo, diminui o fogo e vai acrescentando o fubá dissolvido na água fria. E ó, mexe sem parar, viu? Usa um fouet ou uma colher de pau mesmo.
  • CheckFogo baixo, Mão na Massa: Deixa cozinhando em fogo baixinho e continua mexendo. Vai demorar uns 20-30 minutos, mais ou menos. Você vai ver que ela vai começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela.
  • CheckFinalização: Quando você ver que tá no ponto, coloca a manteiga ou o azeite e mistura bem. Isso vai dar um sabor e uma cremosidade que só vendo.
  • CheckProva e ajusta: Dá uma provadinha pra ver se o sal tá bom. Se precisar, é a hora de acertar.
Dicas

Prontinho, agora é só servir! Polenta mole é boa com tudo: frango, carne, sozinha. E se sobrar, que é difícil, dá pra fazer frita no dia seguinte. Delícia, né?

❤️ Tu podes gostar: polenta cremosa

Como fazer para polenta não endurecer?

Olha, se você não quer que sua polenta vire uma pedra, o segredo tá na proporção de água, tá? E também no fogo baixo. 

polenta simples
polenta mole
receita de polenta mole simples
polenta mole para 2 pessoas
polenta cremosa na panela de pressão
Polenta mole simples para duas pessoas @mesaesabor

Não vá com muita sede ao pote jogando todo o fubá de uma vez. Tem que ir colocando aos pouquinhos e mexendo sem parar, pra não empelotar. 

E depois de pronta, se for guardar pra comer mais tarde, joga um fiozinho de azeite ou de manteiga pra manter ela molinha.

Por que a polenta fica mole?

Sabe quando a polenta fica parecendo mais um mingau? Pois é, aí o problema é o contrário: muita água e pouco fubá. Se acontecer, não se desespere. 

Continua mexendo em fogo baixo que ela engrossa. E se precisar, adiciona mais um pouquinho de fubá dissolvido em água fria, pra não empelotar.

Receitas de polenta

Olha só outras receitas de polenta pra tu testar! 

Como saber se a polenta está no ponto certo?

Ah, minha filha, isso é questão de gosto, viu? Mas, de modo geral, uma boa polenta tem que ser cremosa. Pra saber se tá no ponto, é só dar uma olhadinha: se ela tá desgrudando do fundo da panela, pode apostar que tá quase lá.

Qual a base da polenta?

A base da polenta é o fubá, que nada mais é do que milho moído. Mas, ó, tem gente que faz com semolina ou farinha de milho também. 

Depois é só cozinhar esse fubá com água e sal, e aí você pode dar seu toque pessoal. Tem gente que põe queijo, outros põem molho de carne, vai do que você gosta!

E aí, já tá pronta pra ser a rainha da polenta? É só seguir essas diquinhas que não tem erro!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
bolinho de bacalhau assado simples fácil
Carnes Bolinho de bacalhau assado
Tempo 1h30m
Porção 15 Porções
cuscuz com ovo nordeste
Pratos Principais Cuscuz com ovo
Tempo 22m
Porção 3 porções
Caroço de jaca na pressão tradicional nordestino
Pratos Principais Caroço de jaca na pressão
Tempo 33m
Porção 10 porções
Receita de gratinado com frango tudo gostoso
Frango Gratinado com frango
Tempo 50m
Porção 4 Porções
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog