Bife acebolado da vovó tem aquele gostinho de carinho dela

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
0 (0 votes)
Bife acebolado da vovó tudo gostoso
Bife acebolado da vovó @ttanamesa
Tempo 33m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de bife acebolado da vovó com o melhor tempero para ter aquele gostinho de casa. Vem conosco e confira os ingredientes e modo de preparo com uma carne suculenta demais. 

Como fazer bife acebolado da vovó?

Ingredientes
  • Check4 bifes de contrafilé (aproximadamente 200g cada)
  • Check2 cebolas grandes fatiadas
  • Check4 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • CheckSal e pimenta-do-reino a gosto
  • Check1 colher de sopa de manteiga
  • Check1/2 xícara de água ou caldo de carne (opcional, para deglacear a frigideira)
Modo de preparo
  • CheckTempere ambos os lados dos bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • CheckAqueça metade do óleo ou azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione os bifes e frite por cerca de 3-4 minutos de cada lado, ou até que estejam no ponto desejado. Retire os bifes da frigideira e reserve em um prato, mantendo-os aquecidos.
  • CheckNa mesma frigideira, adicione a manteiga e o restante do óleo ou azeite. Reduza o fogo para médio e adicione as cebolas fatiadas. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas estejam macias e caramelizadas, cerca de 10-15 minutos.
  • CheckApós retirar as cebolas, adicione 1/2 xícara de água ou caldo de carne na frigideira e aumente o fogo. Raspe os pedaços dourados que ficaram no fundo da frigideira com uma colher de pau, criando um molho rico em sabor.
  • CheckRetorne os bifes à frigideira, sobrepondo-os com as cebolas caramelizadas. Se tiver preparado o molho, regue os bifes e as cebolas com ele. Sirva imediatamente.
  • CheckO bife acebolado da vovó é um prato clássico e reconfortante, que combina a simplicidade do bife bem temperado com a doçura da cebola caramelizada, criando um sabor único e memorável. Perfeito para um almoço ou jantar especial em família.

👏 SIMPLES: Bife acebolado com molho de maionese

Qual é a melhor carne para fazer bife acebolado?

A escolha da melhor carne para fazer bife acebolado depende da preferência pessoal e da busca por um equilíbrio entre sabor, maciez e custo. 

No entanto, cortes como contrafilé (entrecôte), alcatra e filé mignon são frequentemente recomendados por sua maciez e sabor marcante, que combinam perfeitamente com a doçura da cebola caramelizada. 

O contrafilé é uma opção popular devido à sua borda de gordura, que adiciona sabor extra ao prato quando derretida. O filé mignon, sendo um dos cortes mais macios, garante um bife extremamente tenro, ideal para quem prefere uma carne quase derretendo na boca. 

Bife acebolado da vovó ana maria
Bife acebolado da vovó Palmirinha @nculture

Já a alcatra oferece um bom equilíbrio entre sabor e maciez, sendo uma opção versátil e econômica. 

Independentemente do corte escolhido, o segredo está em preparar a carne no ponto certo e caramelizar as cebolas para que elas liberem sua doçura natural, complementando perfeitamente o sabor da carne.

Mais alguma dúvida de como preparar bife acebolado da vovó?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Filé café paris receita
Carne bovina Filé café paris
Tempo 33m
Porção 12 Porções
Fricassé de frango rápido tudo gostoso
bife à parmegiana da Ana Maria Braga fácil
picanha na chapa
Carne bovina Picanha na chapa é a receita de churrasco hoje
Tempo 35m
Porção 1 Porção para 4 pessoas
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog