Aprenda como remover ferrugem de ferro bem rápido e eficaz

A ferrugem é um processo comum que ocorre em diversos objetos de ferro, mas para remover pode demandar um pouco de trabalho.

No entanto, fazer essa retirada o quanto antes permite que os objetos tenham maior vida útil, evitando sua deterioração por completo.

Além dos produtos industrializados criados para esse fim, existem ingredientes caseiros que cumprem muito bem esse papel de remover ferrugem de ferro e de outros materiais.

Como remover ferrugem de superfícies em ferro?

Remover manchas de ferrugem, principalmente de superfícies de ferro, pode ser desafiador. Já que o processo pode ser mais longo e demorado do que a remoção de outros tipos de marcas/manchas.

Mas, alguns produtos que já são conhecidos na rotina de limpeza da casa ajudam bastante esse processo, como o bicarbonato de sódio, vinagre, sal e suco de limão.

Usando bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos (e caseiros) que você pode usar para remover ferrugem de ferro.

Ele é barato, simples de usar e muito eficiente. Para isso, basta preparar uma pasta com bicarbonato e água, e aplicar na parte enferrujada.

Por fim, deixe agindo por alguns minutos, até perceber que a ferrugem está começando a soltar, esfregue até soltar tudo e depois remova.

Usando suco de limão e sal

Já a combinação do suco de limão com sal pode salvar suas peças de ferro que estão enferrujadas.

Para isso, basta preparar uma pasta espessa com suco de limão e sal e aplicar sobre a ferrugem. Aguarde alguns minutos, e depois esfregue com uma escova de cerdas duras.

O composto cítrico do limão dissolva a ferrugem, enquanto o sal faz o papel do abrasivo. Dessa forma, a limpeza fica muito mais rápida e mais fácil de fazer, sem exigir muito esforço.

Usando vinagre de álcool

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o vinagre de álcool, que também é um dos queridinhos da limpeza com produtos caseiros das donas de casa.

Ele é muito eficiente na remoção de ferrugem de peças em ferro! Para isso, basta colocar a peça de ferro de molho no vinagre por algumas horas.

O mais recomendado é deixar pelo menos 8h de molho. Logo, você pode deixar uma noite inteira.

Contudo, se a peça de ferro for uma janela ou uma porta, essa solução não é mais indicada, pois para ser eficiente, é necessário deixar a peça de molho por algumas horas.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
cookie de batom garoto simples fácil
Carne bovina Essa carne no forno com manteiga e alho incendeia o coração
Tempo 41m
Porção 5 carne no forno com manteiga e alho
crepioca de banoffe prática rápida
abacate para café da manhã é tudo gostoso