Dia do Aipim com 6 receitas para comemorar

receitas de aipim

Comemore o Dia Nacional da Mandioca (Aipim ou macaxeira), que acontece em 22 de abril, com receitas maravilhosas, visto que esse é um legume muito versátil na cozinha.

Com ele, você pode preparar receitas doces e salgadas, com pratos simples, porém muito saborosos! Em algumas regiões, alguns pratos inclusive são símbolos da cultura.

No Nordeste, por exemplo, o consumo da mandioca ou macaxeira, como é popularmente conhecida, representa cerca de 47% do consumo nacional, de acordo com dados da EMBRAPA. Por isso, confira algumas receitas para você preparar na sua casa.

1.Caldo de aipim

Nos dias mais frios do outono e do inverno, nada melhor do que um caldinho de aipim bem quentinho para aquecer o dia.

O preparo leva aipim cozido, bacon picado, linguiça calabresa, alho, cebola, água do cozimento do aipim, sal e pimenta.

Adicionalmente, se quiser, pode adicionar cebolinha, salsinha e coentro para dar ainda mais sabor!

2.Bolo de aipim com coco

O bolo de aipim com coco é um clássico das receitas de bolos regionais, muito comum no Nordeste e em Minas, mas conhecido em outras regiões também.

O preparo é simples, você precisa de aipim cru ralado, coco ralado, ovos, fermento, açúcar, leite, manteiga, leite de coco e leite condensado.

A parte mais importante é ralar o aipim e tirar o excesso do leite, quanto mais você remover, mais sequinho seu bolo ficará! Por isso, veja o seu ponto preferido.

3.Carne de panela com aipim

No entanto, a carne de panela com aipim é uma refeição completa, que só precisa de um arroz fresquinho para acompanhar.

Tudo é feito em uma única panela, onde você começa dourando a carne em um refogado, depois incluindo o aipim, e deixando refogar até ficar macio!

4.Escondidinho de aipim com carne moída

O escondidinho de aipim com carne moída é uma receita clássica do Nordeste, que pode ser facilmente encontrada em diversos bares e restaurantes.

O preparo é feito em duas etapas, a primeira é o purê de aipim, que leva aipim cozido, manteiga, leite e sal.

Por fim, temos o recheio, feito com um bom refogado de carne moída, tomate, cebola, alho e temperos do seu gosto. E como boa receita nordestina, não pode faltar o coentro.

5.Bolinho de aipim com carne seca

Outro clássico dos bares é o bolinho de aipim com carne seca, uma receita perfeita para acompanhar uma cervejinha gelada em uma roda de amigos.

O preparo leva aipim, farinha de trigo, ovo, cheiro verde, carne seca desfiada, óleo, leite integral e farinha de rosca.

6.Pirão de aipim

Por fim, chegamos na receita de pirão de aipim, que pode ser usado como acompanhamento para diversos tipos de pratos.

Para o preparo, você vai precisar de aipim, queijo ralado, leite, manteiga e sal a gosto. O preparo é semelhante ao purê de batatas tradicional.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
torta de banana com aveia prática demais
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita
cookie de batom garoto simples fácil