salpicão tradicional

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
Tempo 34m
Porção 5 porções
Nível Médio

Receita de salpicão tradicional que deixa todos com água na boca: um sabor de outro mundo! Perfeito para o domingo com a sua família, combinando fácil fácil com um arroz branco soltinho e aquela costelinha de forno, com Coca Cola na mesa dos brasileiros. 

Como fazer salpicão tradicional?

Ingredientes
  • Check2 peitos de frango cozidos e desfiados
  • Check1 cenoura ralada
  • Check1 lata de milho verde escorrido
  • Check1 lata de ervilha escorrida
  • Check1 maçã picadinha (tira a casca, viu?)
  • Check1 cebola pequena bem picadinha
  • Check1 pote de maionese (cerca de 250g)
  • CheckSal e pimenta-do-reino a gosto
  • Check1 pacote de batata palha para decorar
Modo de preparo
  • CheckFrango desfiado: Primeira coisa é cozinhar o peito de frango. Cozinha com água, um pouco de sal e os temperos que você mais gosta. Depois de cozido, desfia bem.
  • CheckMisturinha básica: Num recipiente grande, mistura esse frango desfiado com a cenoura ralada, o milho, a ervilha e a maçã picada. Aí, dá uma mexidinha boa pra tudo ficar bem juntinho.
  • CheckSaborizando: Agora é a hora da cebola picadinha, do sal e da pimenta-do-reino. Mistura de novo.
  • CheckMolho: Pega a maionese e mistura bem com tudo. Se achar que tá muito grosso, pode colocar um pouquinho de creme de leite pra soltar.
  • CheckProva: Dá uma provadinha pra ver se o sal tá bom, se precisa de mais pimenta. Ajusta do jeitinho que você gosta.
  • CheckFinalização: Agora, coloca esse salpicão numa travessa bonita e, na hora de servir, joga a batata palha por cima pra dar aquela crocância que todo mundo adora.
Dicas

E aí está, um salpicão de frango tradicional que é sucesso garantido. Agora é só chamar todo mundo pra mesa e aproveitar!

🍤 É BOM DEMAIS DA CONTA: Salpicão de camarão

Quais as melhores receitas de salpicão?

Confira, abaixo, as melhores receitas de salpicão pra testar aí!

O que é salpicão?

Salpicão é um prato típico da culinária brasileira, muito apreciado especialmente em festas e ocasiões especiais. Geralmente é uma mistura saborosa de frango desfiado, legumes como cenoura e milho, e frutas como maçã ou uvas passas. 

sal picanhão de frango cremoso fricassê tradicional receita de galinha fria com frutas frango desfiado com maionese macarronese tradicional fricassê de frango
salpicão tradicional facil e prático do @porkowrodreceitas

Tudo isso é misturado com um molho à base de maionese, e muitas vezes também leva um toque de creme de leite ou iogurte natural para dar mais cremosidade. O prato é finalizado com batata palha por cima, o que dá uma crocância deliciosa.

Qual segredo para preparar salpicão?

O segredo para um salpicão irresistível está nos detalhes. Primeiro, opte por ingredientes frescos e de boa qualidade; isso faz toda a diferença. O frango deve ser bem temperado e desfiado na textura certa, não muito grosso nem muito fino. 

Outra dica é cortar os legumes e frutas em tamanhos uniformes para uma melhor distribuição dos sabores. O molho deve ser bem equilibrado, nem muito ácido nem muito doce. 

E o toque final, a batata palha caseira, deve ser acrescentada apenas na hora de servir para manter a crocância. Se seguir esses passos, seu salpicão com certeza será um sucesso!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
joelho de presunto e queijo
pão de sementes da Ana Maria Braga tudo gostoso simples fermentação natural
pão de sementes fofinho macio padaria
rocambole de queijo fácil simples
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog