Faça a melhor geleia de banana da vovó da sua vida em 5 min!

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.67 (3 votes)
Faça a melhor geleia de banana da vovó da sua vida em 5 min!
Faça a melhor geleia de banana da vovó da sua vida em 5 min!
Tempo 34m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Você está com saudade de comer uma geleia de banana da vovó com poucos ingredientes mas que fica divina? Eu também!

E justamente por isso que encontrei o canal A Receita com Amor, que é perfeito para matar a vontade e aprender o passo a passo. 

Como fazer geleia de banana da vovó?

Ingredientes
  • Check6 bananas maduras, fatiadas
  • Check1 xícara de açúcar (pode ser demerara, cristal, refinado ou mascavo, dependendo do seu gosto)
  • CheckSuco de 1 limão
  • CheckUma pitada de canela (opcional)
Modo de preparo
  • CheckPreparar as bananas: Descasque e fatie as bananas maduras. Quanto mais maduras, mais doce e saborosa sua geleia será.
  • CheckMisturar ingredientes: Coloque as bananas fatiadas em uma panela grande e adicione o açúcar e o suco de limão. Se quiser, pode acrescentar uma pitada de canela para dar um toque especial.
  • CheckCozinhar: Leve a panela ao fogo médio-baixo. Você vai querer cozinhar essa mistura até que as bananas estejam completamente desfeitas e o açúcar totalmente dissolvido. Isso deve levar cerca de 30 a 40 minutos. Lembre-se de mexer de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela.
  • CheckTeste de consistência: Para saber se a geleia está no ponto certo, coloque uma colherada em um prato e incline-o. Se a geleia se mover lentamente e manter sua forma, está pronta.
  • CheckAdicionar o limão: Quando a geleia estiver quase pronta, adicione o suco de um limão e mexa bem. Isso vai ajudar a conservar a geleia e dar um toque de acidez que equilibra o sabor.
  • CheckArmazenamento: Depois que a geleia esfriar, transfira para potes de vidro esterilizados. Feche bem e guarde na geladeira ou em um lugar fresco e escuro se você for consumir em breve.
Dicas

E aí está, uma deliciosa geleia de banana da vovó bem saborosa!

🍌 Receita prática: compota de banana

Por que se coloca limão em geleia?

Na minha cozinha, o limão tem um papel fundamental quando faço geleias. O principal motivo é que o limão é rico em pectina, uma substância que ajuda a geleia a engrossar e tomar a textura ideal. 

Além disso, o ácido cítrico do limão age como um conservante natural, prolongando a vida útil da geleia. E claro, um toquinho de limão pode equilibrar o sabor, especialmente se você estiver usando frutas muito doces.

Quanto tempo dura geleia de frutas?

Em geral, uma geleia de frutas caseira pode durar até um ano se armazenada de maneira adequada. Após aberta, eu costumo guardar no refrigerador e tento consumir em até um mês para manter o sabor e a qualidade. 

Se você notar qualquer sinal de mofo ou um odor desagradável, é melhor descartar a geleia para evitar problemas de saúde. Lembre-se sempre de usar utensílios limpos ao manusear a geleia para prolongar sua vida útil.

Geleia de banana simples e fácil
Geleia de banana simples e fácil do @Areceitadoamor

Espero que essas dicas ajudem na sua cozinha!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Doce de banana caramelada com sorvete simples
Bolos e Tortas Doce de banana caramelada
Tempo 1h
Porção 6 Porções
doce de goiaba da vovó simples e fácil
Compotas e Geleias Doce de goiaba da vovó
Tempo 1h
Porção 6 Porções
geleia de pimenta ana maria braga tudo gostoso
Compotas e Geleias Geleia de pimenta
Tempo 40m
Porção 6 Porções
panqueca doce com morango simples e fácil
Compotas e Geleias Panqueca doce com morango
Tempo 30m
Porção 12 Porções
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog