Farofa de casca de banana

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
1 (1 vote)
Farofa de casca de bana tudo gostoso Farofa de casca de banana
Farofa de casca de banana @MASPINTURAS
Tempo 34m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de farofa de casca de banana que é um sucesso por onde passa. Confira, abaixo, quais são as principais dicas, ingredientes e o modo de preparo para matar a sua vontade dentro de poucos minutos e ter um excelente acompanhamento para o almoço. 

Como fazer farofa de casca de banana?

Ingredientes
  • CheckCasca de 4 bananas maduras, bem lavadas e picadas
  • Check2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • Check1 cebola média picada
  • Check2 dentes de alho amassados
  • Check1 xícara de farinha de mandioca (crua ou torrada, conforme preferência)
  • CheckSal e pimenta-do-reino a gosto
  • CheckSalsinha e cebolinha picadas a gosto
  • Check1/2 xícara de bacon ou calabresa picada (opcional para uma versão vegetariana, pode-se omitir ou substituir por tofu defumado picado)
Modo de preparo
  • CheckPrepare as cascas: Retire as pontas das cascas de banana e pique-as em pedaços pequenos. Reserve.
  • CheckRefogue o bacon ou calabresa: Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de óleo ou azeite e refogue o bacon ou a calabresa picada até ficarem crocantes. Retire e reserve.
  • CheckRefogue a cebola e o alho: Na mesma panela, adicione mais uma colher de sopa de óleo ou azeite se necessário e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados.
  • CheckAdicione as cascas de banana: Incorpore as cascas de banana picadas ao refogado de cebola e alho, temperando com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que as cascas amoleçam.
  • CheckAcrescente a farinha: Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo constantemente, até que a mistura fique homogênea e a farinha esteja levemente torrada.
  • CheckFinalize: Retorne o bacon ou a calabresa à panela (se estiver usando), adicione a salsinha e a cebolinha picadas, ajuste o sal e a pimenta-do-reino se necessário, e misture bem.
  • CheckSirva: A farofa de casca de banana pode ser servida como acompanhamento de carnes, aves, peixes ou como parte de um buffet vegetariano.
  • CheckEsta receita de farofa de casca de banana é uma forma criativa e sustentável de utilizar partes da banana que geralmente são descartadas, transformando-as em um prato saboroso e nutritivo.

😀 ISSO SIM É BOM: Farofa de castanha-do-Pará

O que se pode fazer com a casca de banana?

A casca de banana é surpreendentemente versátil e pode ser utilizada de várias maneiras, reduzindo o desperdício e aproveitando seus benefícios nutricionais. 

Na culinária, as cascas podem ser usadas para fazer chutneys, geleias, ou até mesmo serem incorporadas em bolos e pães, trazendo um sabor único e aumentando a fibra alimentar dos pratos. 

Além disso, as cascas de banana podem ser fermentadas para produzir vinagre ou usadas como ingrediente em smoothies, após uma cuidadosa limpeza.

Fora da cozinha, as cascas têm propriedades benéficas para o jardim, podendo ser compostadas ou utilizadas diretamente como fertilizante natural, ricas em potássio, ajudando no crescimento saudável das plantas. 

Na limpeza doméstica, o interior da casca pode ser usado para polir superfícies de prata e couro, oferecendo uma alternativa ecológica aos produtos químicos. 

Assim, a casca de banana demonstra seu potencial além da composteira, contribuindo tanto para a nutrição quanto para a sustentabilidade doméstica.

farofa de casca de banana  nordestina
farofa de casca de banana @aquelareceita

Mais alguma dúvida de como preparar farofa de casca de banana? Sugerimos: Farofa de banana da terra.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
tanajura na manteiga receita como preparar
farofa de tanajura ttradicional
Pizza de camarão tudo gostoso
tapioca de flocão prático demais
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog