Dadinho de tapioca saudável

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
Dadinho de tapioca saudável panelinha
Dadinho de tapioca saudável fáicl do @marolacarambola
Tempo 33m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de dadinho de tapioca saudável que vale a pena testar em casa para servir de lanche para a família e as crianças. Sirva com um saboroso molho de pimenta para dar aquele toque apimentado que é tudo de bom. 

Como fazer dadinho de tapioca saudável?

Ingredientes
  • Check1 xícara de tapioca granulada (aquela que a gente usa para fazer cuscuz)
  • Check1 xícara de queijo coalho ralado (ou qualquer queijo mais firme que você prefira)
  • Check2 xícaras de leite desnatado (para uma versão mais levinha)
  • CheckSal a gosto (só um pouquinho, porque o queijo já é salgado)
  • CheckPimenta-do-reino a gosto (opcional)
  • CheckÓleo de coco para untar (bem mais saudável)
Modo de preparo
  • CheckMisturar os Ingredientes: Em uma panela, coloco o leite para esquentar. Quando estiver quase fervendo, desligo o fogo e adiciono a tapioca granulada, o queijo ralado, o sal e a pimenta. Mexo bem até tudo ficar homogêneo.
  • CheckDeixar Descansar: Despejo a mistura em uma forma retangular untada com óleo de coco. Aliso bem com uma espátula para ficar uniforme e deixo esfriar um pouco.
  • CheckGeladeira: Levo à geladeira por pelo menos 2 horas. É importante deixar firmar bem.
  • CheckCortar: Depois de firme, desenformo e corto em cubinhos.
  • CheckAssar ou Fritar: Prefiro assar para ficar mais saudável. Coloco os dadinhos em uma assadeira antiaderente e levo ao forno médio pré-aquecido até dourarem. Mas se você quiser, pode fritar em um pouquinho de óleo de coco.
Dicas

Esses dadinhos de tapioca são uma delícia e uma opção mais saudável para um lanchinho ou aperitivo. Ficam crocantes por fora e macios por dentro, e o melhor, são super fáceis de fazer!

🙂 HMMM: dadinho de tapioca com geleia de pimenta

Por que meu dadinho de tapioca ficou mole?

Se o seu dadinho de tapioca ficou mole, isso pode estar relacionado a alguns fatores no processo de preparo. Primeiramente, a proporção entre a tapioca granulada e o queijo coalho (ou outro queijo que esteja usando) é crucial. 

Se houver mais queijo do que tapioca, os dadinhos podem não firmar como deveriam. É importante seguir a receita e manter a proporção correta, garantindo um equilíbrio que permita que os dadinhos fiquem firmes após esfriar.

Outra possibilidade é que a mistura não tenha sido resfriada o tempo suficiente antes de cortar e fritar. O ideal é deixar a mistura na geladeira por algumas horas, ou até mesmo durante a noite, para que ela fique bem firme.

dadinho de tapioca saudável com pouca caloria
dadinho de tapioca saudável @fernandaferreira

Além disso, a qualidade do queijo utilizado pode influenciar. Queijos muito gordurosos ou úmidos podem deixar a massa mais mole. 

Prefira queijos mais firmes e secos para obter uma textura ideal. Seguindo essas dicas, seus próximos dadinhos de tapioca devem ficar mais firmes e saborosos.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Filezinho sassami empanado prático simples
Salada de maionese com maçã e uva passa cai muito bem para as festas de família
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog