Bolinho de chuva

Tempo: 30m
Porções: 15 Porções
Dificuldade: Fácil
Visualizações: 2486

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) canela
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha trigo

Modo de preparo

  • Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar.
  • Misture todos os ingredientes.
  • Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e bata novamente.
  • Frite no óleo bem quente colocando a massa na panela com uma colher de sopa.
  • Peneire o açúcar e canela por cima.

COMO FAZER BOLINHO DE CHUVA E PRESERVAR AS MEMÓRIAS GUSTATIVAS DA INFÂNCIA?

Receitas de bolinhos, em geral, costumam fazer muito sucesso. Além de práticas, algumas delas podem ser reaproveitadas de outros pratos, como o bolinho de arroz. Com a criançada esse tipo de receita produz efeitos positivos de longo prazo que vão repercutir lá na idade adulta. É muito comum ouvirmos expressões como: “esse cheirinho lembra comida da casa da vó”, “tem gosto de infância”, “era o que eu comia quando criança”. Determinadas receitas têm o poder de nos fazer voltar no tempo e revisitar memórias gustativas que marcaram nossa história.

Com o bolinho de chuva, o gosto de infância parece ganhar ainda mais destaque. Dos muitos relatos que remetem à origem dessa receita, a maioria traz consigo a imagem da avó carinhosa que oferece aos netos um “punhado” de bolinhos para entretê-los em dias de chuva. Quem não se lembra da tia Nastácia, personagem de Monteiro Lobato, no Sítio do Pica-pau Amarelo a servir esses quitutes para as crianças?

Apesar de não haver garantias sobre a origem desse doce, ao que tudo indica os bolinhos nasceram lá pelas bandas da Europa, em países como Portugal, Itália e França. Obviamente, com outros nomes e muitas adaptações. No Brasil, a incorporação do bolinho de chuva em nossas mesas foi bem sucedida devido ao modo fácil e rápido de fazê-lo. A escassez e os altos preços dos ingredientes, normalmente, contribuem para o aumento da criatividade humana na arte de cozinhar.

Claro que as variações das receitas possuem um forte caráter subjetivo, em especial, essas receitas do coração. Por falar nisso, vale lembrar aqui as sábias palavras de Nina Horta, nossa autora por excelência. Em seu livro: “não é sopa: crônicas e receitas de comida”, ela nos alerta para essa tal subjetividade. “Existe coisa mais subjetiva que uma receita? […] Para serem perfeitas e elucidativas, as receitas exigem páginas e páginas de explicações, especificações, medidas, tempos. Há livros  assim, trabalhadíssimos, mas a  maioria quer nos dar somente o rumo, o que não é mau ao meu ver. Cada um com seus ovos mexidos, inspirados aqui e acolá”. Então, é isso, 1/2 xícara a mais de açúcar para lá, duas colheres de canela a menos para cá… e assim vamos inventando moda e tecendo as próprias releituras.

O Receitinhas traz para você o “rumo” para uma receita de bolinho de chuva super fácil de preparar. Nesse vídeo explicativo, mostramos o modo de preparo usando o liquidificador. Mas você pode utilizar, também, uma tigela ou bowl tranquilamente. Escolha um fouet adequado ao tamanho da tigela, misture bem os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Em seguida despeje a farinha e o fermento e continue misturando até obter uma massa homogênea. Para finalizar pegue a massa à colheradas e vá colocando uma a uma no óleo quente. Assista ao vídeo e veja como fazer.

Experimente e conte-nos sobre a receita bolinho de chuva aqui nos comentários!

Veja outras opções de bolinho de chuva em nosso site:

Bolinho de chuva assado com recheio de chocolate

Bolinho de chuva assado

Bolinho de chuva fácil

Dicas

Se necessário, tire a tampa do liquidificador e use uma espátula para ajudar a bater

Receitinhas

Receita enviada por Receitinhas

Avalie essa receita

2 Comentários

karin-marcela

14/03/2018

nao da trabalho e fica muito bom

Gui

10/06/2016

Sensacional!

/ receitinhas

/ receitinhasbr

/ receitinhasbrasil

Guarde suas receitas preferidas e receba novidades e dicas por e-mail

Fechar


Esqueceu a senha

Receita salva como preferida!

Acessar preferidas

Obrigado por curtir essa receita!

Ver receitas mais curtidas

Obrigado por avaliar essa receita!

Ver receitas melhor avaliadas