Bolinho de chuva

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
3.5 (12 votes)
Tempo 30m
Porção 15 Porções
Nível Fácil

O bolinho de chuva é uma receita tradicional no Brasil e com o “cheirinho da infância” de muita gente. Afinal, quem nunca desfrutou de um lanche da tarde na casa da avó, mãe ou tia acompanhado dessa iguaria? Mas… como preparar receita de bolinho de chuva?

Como fazer receita de bolinho de chuva que não explode?

Ingredientes
  • Check3 ovos
  • Check½ xícara (chá) de leite
  • Check1 colher (sopa) de óleo
  • Check1 colher (sopa) de açúcar
  • Check1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • Check1 e ½ xícara (chá) de farinha trigo
  • CheckAçúcar a gosto para polvilhar
  • CheckCanela a gosto para polvilhar
Modo de preparo
  • CheckColoque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar.
  • CheckBata, para misturar todos os ingredientes.
  • CheckAdicione, no liquidificador, a farinha de trigo, o fermento em pó e bata novamente.
  • CheckFrite no óleo quente, colocando a massa na panela com uma colher de sopa.
  • CheckRetire os bolinhos da panela, e escorra sobre papel toalha.
  • CheckMisture o açúcar com a canela.
  • CheckPeneire o açúcar e canela por cima dos bolinhos.
  • CheckSirva frio.
Dicas

Se necessário, tire a tampa do liquidificador e use uma espátula para ajudar a bater. Não se sabe ao certo qual é a origem do nome da famosa receita. Mas, conta a lenda que no século XX ele era um bolinho feito pelas mães para segurar as crianças em casa nos dias de chuva. Se é verdade, não se sabe. Mas, funciona até hoje! Quer testar aí na sua casa? Anota a receita! 

😀 AMEI DEMAIS: bolinho de chuva nunca fica cru

Quantas calorias tem 100g de bolinho de chuva?

Cem gramas de bolinho de chuva contêm aproximadamente 345 calorias. 

Essa quantidade pode variar ligeiramente dependendo da receita específica e do método de preparo, como a quantidade de açúcar e o tipo de óleo usado para fritar. Bolinhos de chuva são tradicionalmente fritos, o que aumenta o teor calórico devido à absorção de óleo.

Quem está de dieta pode comer bolinho de chuva?

Pessoas em dieta podem consumir bolinho de chuva, mas com moderação. Devido ao alto teor calórico e de gordura, é aconselhável que sejam consumidos em pequenas quantidades e não como uma prática regular. 

Optar por uma versão assada em vez de frita pode ser uma alternativa mais saudável, reduzindo a quantidade de gordura e calorias.

Quanto de carboidrato tem o bolinho de chuva?

Em 100 gramas de bolinho de chuva, há aproximadamente 45 gramas de carboidratos. 

Essa quantidade varia de acordo com os ingredientes usados na receita, especialmente a quantidade de farinha de trigo e açúcar. Bolinhos de chuva são ricos em carboidratos, pois são feitos principalmente de farinha de trigo e açúcar, ambos fontes de carboidratos.

Variações de receita de bolinho de chuva para testar em casa

Qual é a origem do bolinho de chuva?

O bolinho de chuva é um prato delicioso que leva à lembrança de cheiros e sabores deliciosos. Perfeito para o café da tarde ou para um lanche com as crianças, essa receita veio de Portugal e se popularizou no Brasil somente no século XIX. Antes disso, o trigo era caro e muitas receitas faziam uso de farinha de mandioca ou cará.

É semelhante a outro doce português chamado ‘sonho’ e foi batizado de “bolinho das negras”, pois era preparado pelas escravas. As sinhás, como eram chamadas as senhoras daquele tempo rudimentar, adoraram e começaram a servi-los nos chás da tarde.

Diz a lenda que, em uma tarde de chuva, um anônimo de quem ninguém tem notícia o batizou de ‘bolinho de chuva’. As crianças supostamente precisavam sair dos quintais para se proteger da chuva e esses bolinhos as mantinham dentro de casa e ocupadas. Desde então, o nome ficou ligado à receita.

Como o bolinho de chuva é chamado em outros lugares?

  • No Nordeste: Sonho
  • No Norte: sem nomenclatura diferente
  • No Sul: sem nomenclatura diferente
  • Em Portugal: Sonho

Opções de acompanhamentos para bolinho de chuva

Separamos cinco excelentes opções de acompanhamentos para o quitute. Confira!

  1. Mel: um melado puro ou misturado com manteiga derretida é uma ótima opção de acompanhamento para bolinho de chuva no café da tarde, pois adiciona um sabor doce e cremoso ao prato.
  2. Açúcar e canela: essa combinação clássica é perfeita para bolinhos de chuva, pois adiciona um sabor doce e picante que complementa perfeitamente o sabor da massa.
  3. Calda de chocolate: uma calda quente de chocolate derretido é outra opção deliciosa de acompanhamento, em especial para bolinho de chuva com banana, trazendo um sabor cremoso diferenciado.
  4. Creme de leite: um creme de leite fresco e macio é uma boa pedida para acompanhar o quitute, tanto no preparo, quanto na mesa do café.
  5. Geleia de frutas: uma geleia à base de morango, amora ou abacaxi, é uma excelente escolha para acompanhar bolinhos de chuva, trazendo um ‘mix’ de suculência em contraste com a textura crocante da iguaria.

Por que o bolinho de chuva fica cru por dentro? Dicas para evitar

Para preparar um bolinho de chuva saboroso e sequinho, é importante escolher a farinha adequada. A mais comum é a farinha de trigo, mas outras opções, como a integral ou a de arroz, também podem ser usadas. 

É importante garantir que a farinha esteja seca, pois se estiver úmida, pode prejudicar o resultado final. 

Outro fator crucial é acertar a quantidade de açúcar: se colocar muito, a massa ficará líquida e não será possível dar forma ao bolinho. Uma dica antiga da vovó é usar 2 xícaras de farinha para 1 xícara de açúcar. 

O cuidado com o óleo também é importante: sua temperatura ideal é entre 170ºC e 180ºC. Para ter certeza que não está muito quente, você pode fazer um teste simples colocando uma pequena quantidade de massa no óleo e verificando se ele frita.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
rosquinha assada tudo gostoso ana maria
rosca trançada mais deliciosa com rocheio
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog