Bolo Souza Leão

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
3.89 (27 votes)
Bolo souza leão: receita fácil, simples e rápida
Bolo Souza Leão - Imagem por Folha PE
Porção 15 Porção
Nível Médio

Se você está a fim de provar um bolo típico de Pernambuco e se surpreender com sua leveza e sabor, essa receita é para você. Veja agora mesmo como fazer uma receita de bolo Souza Leão e se apaixone por essa maravilha!!

Como fazer bolo souza leão?

Ingredientes
  • Check2 xícaras de açúcar
  • Check2 xícaras de água
  • Check1 colher de sopa de manteiga
  • Check1 pitada de sal
  • Check1 litro de leite
  • Check2 xícaras de massa de mandioca (também conhecida como massa puba)
  • Check9 gemas de ovos peneiradas
  • Check1 colher de sopa de queijo ralado (opcional)
  • CheckCravo e canela em pau para aromatizar
Modo de preparo
  • CheckEm uma panela, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Reserve para esfriar.
  • CheckEm outra panela, aqueça o leite com a manteiga, o sal, o cravo e a canela. Quando começar a ferver, adicione a massa de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe até que a massa esteja bem cozida.
  • CheckRetire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, acrescente as gemas peneiradas, mexendo bem. Se desejar, adicione o queijo ralado.
  • CheckJunte a calda de açúcar fria à mistura e misture bem.
  • CheckDespeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  • CheckLeve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo.
  • CheckDeixe esfriar antes de desenformar. Sirva em seguida.
  • CheckO Bolo Souza Leão é um dos mais tradicionais e antigos doces de Pernambuco, conhecido por sua textura única e sabor delicado. É uma receita que exige cuidado no preparo, mas o resultado é uma verdadeira delícia da culinária regional brasileira.
Dicas

Você pode adicionar cravo ou canela na massa, fica divino!!

Para que fique bem claro, esse bolo possui uma textura diferente de uma massa normal, e o seu sabor é incomparável. O gostinho da mandioca com o sal e o leite de coco fica algo verdadeiramente genial.

Acredite: a receita é muito simples de fazer, e não tem erro algum. Tenho absoluta certeza que você vai agradar muita gente com essa delícia. E para o seu café da manhã ou da tarde fica maravilhoso, principalmente se tiver um suquinho na sua mesa, em dias quentes.

Além disso, esse bolo também é ideal para ser sobremesa do almoço de domingo, ou jantar especial que vai ser preparado para você e seu companheiro. É uma ótima pedida, em?

Pois bem, vamos deixar de enrolação e preparar essa maravilha. Anote a receitinha e todo o passo a passo, vai ser sucesso, você vai ver!!

😀 OLHA QUE DELÍCIA: Bolo de chocolate simples e úmido

Segredos do bolo Souza Leão de liquidificador

O Bolo Souza Leão, uma iguaria tradicional de Pernambuco, Brasil, pode ser simplificado na sua preparação com o uso de um liquidificador, mantendo sua essência e sabor. 

O segredo para um Bolo Souza Leão de liquidificador bem-sucedido está em alguns detalhes cruciais. Primeiro, a escolha da massa de mandioca (massa puba) de boa qualidade é essencial para garantir a textura e o sabor característicos do bolo. 

Ao preparar a massa no liquidificador, é importante bater a massa de mandioca com o leite e as gemas peneiradas até obter uma mistura homogênea, garantindo assim a leveza do bolo. 

A calda de açúcar, fundamental no processo, deve ser feita separadamente e misturada com cuidado à massa. O uso de aromatizantes como cravo e canela em pau durante o cozimento da massa adiciona um toque tradicional e aromático. 

Por fim, assar o bolo em forno pré-aquecido e em forma bem untada assegura um cozimento uniforme e uma desenformação fácil, resultando em um bolo deliciosamente macio e úmido, respeitando a tradição do autêntico Bolo Souza Leão.

Quanto custa um bolo Souza Leão?

Olá, minha querida! O preço de um bolo Souza Leão pode variar dependendo do lugar onde você compra. Em uma confeitaria de qualidade, pode chegar a custar entre R$50 e R$80. Claro que, fazer em casa sempre sai mais em conta, né?

Qual a origem do Bolo Souza Leão?

Bolo Souza Leão simples e fácil
Bolo Souza Leão cremoso @maluhessel

O Bolo Souza Leão tem uma origem bem especial, ele é considerado um patrimônio imaterial de Pernambuco. Surgiu lá no século XIX, na famosa família Souza Leão. 

Dizem que era servido para o imperador Dom Pedro II, durante a sua visita à região. O bolo é feito com mandioca, açúcar, ovos e leite de coco. Uma verdadeira delícia que carrega uma história rica da nossa culinária brasileira. Aposto que deu água na boca, não é mesmo?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
salada de maionese para churrasco
Receita de arroz doce cremoso de preguiçoso para fazer em casa
Arroz doce da Vó Maria
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog