Ceia de Natal com lista completa: compre tudo o que precisa

ceia de natal completa
Linda e deliciosa ceia de Natal que achamos no YouTube

Produzir uma ceia de Natal completa é uma tarefa complexa. São vários os pratos que compõem a mesa natalina, o que pode gerar correria para quem não se organizar.

O ideal é começar desde já a pensar no que será servido. Assim, torna-se possível fazer uma programação para as compras e para a produção das receitas de Natal.

Isso facilitará a realização da ceia, ao mesmo tempo em que priva você de estresse e correria desnecessária.

O que precisa para uma ceia de Natal completa?

ceia de natal completa
Veja essa ceia de natal linda que achamos no YouTube

A ceia de Natal inclui uma série de itens entre pratos salgados e doces e bebidas. Nela é possível incluir salada, farofa, carne e massas.

Além disso, também tem o panetone, as frutas, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas e a sobremesa.

Pense no perfil dos convidados. Por exemplo, se terão vegetarianos em meio a eles. Igualmente, se há restrições alimentares, como à lactose ou ao glúten.

Dessa forma, comece pensando nos pratos que serão servidos, baseados no cálculo de quantidades de pessoas que vão participar da ceia, e depois dos pratos. Ai depois fica fácil pensar na lista de ingredientes.

Quais são os pratos salgados de uma ceia de Natal?

Os pratos salgados de uma ceia de Natal são diversos. Tradicionalmente, há uma carne branca, que pode ser frango, chester ou peru assado e temperado.

Igualmente, há o salpicão de Natal, a farofa, o tender, a salada de maionese e o arroz à grega. Algumas pessoas também optam por servir massas, como lasanha ou rondelli.

Quais são os doces típicos de Natal?

Dentre os doces que costumam aparecer na mesa natalina estão o panetone e o chocotone, que são clássicos no Natal brasileiro.

Porém, existem outras sobremesas que podem fazer sucesso e complementar a refeição. Por exemplo, pavês, pudim de leite condensado e tortas estão entre eles.

A rabanada também é um doce típico da época, assim como as peras ao vinho, que trazem elegância à mesa.

Como organizar a lista de compras para a ceia de Natal completa?

ceia de natal completa
Faça uma ceia de Natal perfeita como essa do YouTube na sua casa

Para isso, primeiramente você deverá decidir as receitas que pretende servir. Faça uma lista com cada uma delas. Lembre-se de ter em mente um orçamento.

Logo depois, veja quais são os ingredientes necessários para cada uma das refeições e se é possível comprá-los com antecedência. Atente-se ao espaço para guardá-los.

Depois, separe os ingredientes de acordo com o local em que serão comprados. Você pode comprar alguns em casas de frios e açougues à parte dos supermercados.

Por fim, organize o preparo. Confira o tempo necessário para produzir cada um dos pratos da ceia de Natal completa e, se for possível, deixe alguns prontos antecipadamente.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
bolo de milho com creme de leite receita
Bolos e Tortas Bolo de milho com creme de leite
Tempo 46m
Porção 12 Porções
bolinho de chuva sem glúten simples fácil
Receitas Fáceis Bolinho de chuva sem glúten
Tempo 43m
Porção 12 Porções
suco de melão com hortelã simples fácil
Bebidas e Drinks Suco de melão com hortelã
Tempo 44m
Porção 4 Porções
Pães e Salgados Pão caseiro fácil
Tempo 2h
Porção 1 Pão caseiro fácil