pão manhoso

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.2 (10 votes)
Receita de pão manhoso de preguiçoso para fazer agora
Receita de pão manhoso de preguiçoso para fazer agora
Tempo 2h
Porção 4 Porções
Nível Médio

Aprenda a como fazer esta receita prática de pão manhoso: uma tentação quando se fala de amor e praticidade no seu dia a dia. Fica com uma massa perfeita e vai querer comer em todos os seus cafés da manhã. 

Como fazer pão manhoso?

Ingredientes
  • Check4 xícaras de farinha de trigo (e um pouquinho mais para a sova e para polvilhar)
  • Check1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • Check1 e 1/2 xícaras de água morna (cuidado para não estar quente!)
  • Check2 colheres de sopa de açúcar
  • Check1 colher de chá de sal
  • Check2 colheres de sopa de óleo ou manteiga derretida
Modo de preparo
  • CheckAtivar o fermento: Primeiro, misture o fermento com a água morna e o açúcar em uma tigela pequena. Deixe descansar por uns 5 a 10 minutinhos, até começar a formar uma espuminha.
  • CheckMisturar os ingredientes: Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Faça um buraquinho no meio e despeje o fermento ativado e o óleo ou a manteiga..
  • CheckSovar a massa: Misture tudo com uma colher de pau ou com as mãos até formar uma massa. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por uns 10 a 15 minutos. Tem que por amor nesse momento, viu?.
  • CheckDescanso: Coloque a massa em uma tigela untada e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quentinho por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
  • CheckModelar e Segundo Descanso: Depois que a massa crescer, dê uma sovada rápida para tirar o ar e modele os pães como preferir. Coloque em uma forma untada e deixe descansar por mais uns 30 minutos.
Dicas

Assar: Preaqueça o forno a 180 graus Celsius e asse os pães por cerca de 25 a 30 minutos, até ficarem douradinhos.

🍞 Para testar junto: trança de pão

Qual segredo para deixar o pão fofinho?

Ah, meu amor, fazer pão em casa é uma das minhas atividades favoritas, e o segredo para um pão fofinho está em alguns detalhes cruciais. 

Primeiramente, a qualidade do fermento é fundamental. Tem que ser fresquinho! Outro ponto importante é a água: ela deve estar morna, nem quente nem fria, para ativar o fermento corretamente. 

Agora, a sova! Ah, a sova é como um carinho que você dá à massa. Isso ajuda a desenvolver o glúten e faz com que o pão fique bem fofinho. 

E, por último, mas não menos importante, é o tempo de descanso. A massa precisa descansar para que o fermento faça o seu trabalho.

Quanto tempo sovar o pão?

A sova é um passo que não dá pra pular, viu? Para um pão caseiro, eu costumo sovar a massa por uns 10 a 15 minutos. Claro, se você tiver uma batedeira com gancho para massas, isso pode ser um pouco mais rápido

O importante é que você sinta a massa ficando mais lisa e elástica. Você vai saber que terminou quando a massa estiver suave e elástica, e não grudar mais nas mãos ou na tigela.

Então, é isso! Um pouco de amor, atenção aos detalhes, e você terá um pão caseiro fofinho que vai fazer o maior sucesso!

Quais são as melhores receitas de pão?

Aqui no Receitinhas contamos com centenas de receitas de pão, uma melhor que a outra, para que fique de boca aberta quando se fala de sabor no dia a dia. Nunca mais dependa das versões vendidas em supermercados e padarias.

Uma das receitas mais cobiçadas por diabéticos e pessoas que estão de dieta é este maravilhoso pão low carb de aveia. Uma das perfeições de outro mundo, que não tem como resistir. 

Também sugerimos o pão doce, que é de dar água na boca. Você não vai conseguir parar de comer esta delícia, combina muito bem com uma geleia de frutas vermelhas ou, quem sabe, de ameixa ou uva. Bonzão!

pão manhoso @divinasreceitas
pão manhoso @divinasreceitas

O pão caseiro tradicional também é impecável, ele precisa ser sovado para que fique macio igualzinho ao pão de leite, prepare esta maravilha somente quando estiver com tempo. 

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
pãozinho integral da Ana Maria
Pães e Salgados Receita de pão de liquidificador que não precisa sovar: inveja dos padeiros não
Tempo 1h2m
Porção 10 pão de liquidificador que não precisa sovar
Pães e Salgados Receita perfeita! o pão recheado de liquidificador que nem demora
Tempo 55m
Porção 8 pão recheado de liquidificador
Pão com requeijão no forno tudo gostoso
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog