morcela de sangue

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.4 (5 votes)
morcela branca como preparar morcela de porco morcela branca tem sangue morcela branca ingredientes morcela branca como comer morcela como é feita morcela vermelha morcela ou morcilha
morcela de sangue muito prática do @sabodosaçores
Tempo 5h
Porção 2 unidades
Nível Fácil

Do Sul do Brasil pra tua casa, minha flor! Aprenda a como preparar receita de morcela de sangue, ou chouriço de sangue! Ela leva um bom tempo durante o preparo, mas deixa eu te contar: o resultado fica a coisa mais gostosa do mundo, um prato típico de outro mundo! Ideal para ocasiões especiais

Como fazer morcela de sangue?

Ingredientes
  • Check1 litro de sangue de porco (tem que ser fresquinho, viu?)
  • Check1 kg de gordura de porco (aquela bem branquinha)
  • Check2 cebolas grandes picadinhas
  • Check4 dentes de alho amassados
  • Check1 folha de louro
  • CheckSal a gosto
  • CheckPimenta-do-reino a gosto
  • Check1 colher de sopa de cominho
  • CheckTripas de porco (já lavadas e preparadas, tá?)
Modo de preparo
  • CheckPreparando a gordura e os temperos: Pega essa gordura de porco e corta em cubinhos pequenos. Depois, em uma panelona, refoga ela com a cebola e o alho até dourar. Coloca o louro, o sal, a pimenta e o cominho. A casa vai ficar com um cheirinho, hum.
  • CheckMexendo o sangue: O sangue tem que ser fresco e tem que mexer bem pra não coagular, tá? Então, em outra vasilha, mistura ele com um pouquinho de vinagre ou limão. Aí junta ele com a gordura e os temperos na panelona.
  • CheckCozinhando: Deixa essa mistura cozinhando em fogo baixo por umas 2 horas, mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo. Prova e ajusta o sal e a pimenta se precisar.
  • CheckPreparando as tripas: Enquanto o recheio tá no fogo, você vai lavar bem as tripas em água corrente e deixar de molho em água com um pouquinho de sal e limão.
  • CheckEnchendo a morcela: Depois que o recheio tiver cozido e engrossado, tá na hora de encher as tripas. É bom pedir uma ajuda aqui porque a coisa é meio pegajosa. Usa um funil ou um moedor de carne com bico enchedor pra facilitar.
  • CheckCozinhando de novo: Depois de tudo bem recheado, leva as morcelas pra uma panela com água e deixa cozinhar por uns 30 minutos. Aí é só escorrer e tá pronta pra ir pra brasa ou pra frigideira.
Dicas

Lembrando que morcela é daquelas comidas pra comer sem pressa e apreciar, tá? Bom apetite!

❤️ Nossos leitores adoram: Morcela branca

O que é morcela vermelha?

Ah, a morcela vermelha! Quem é de região que gosta de um bom churrasco ou de comidas bem tradicionais certamente conhece. 

É uma linguiça, mas não qualquer uma, viu? Essa é feita com sangue de porco, gordura, cebola e outros temperinhos que variam de acordo com o lugar ou a receita da família. 

chouriço de sangue de porco
como cozinhar chouriço de sangue
como preparar chouriço de sangue de porco
chouriço de sangue onde comprar
chouriço de porco como fazer
chouriço de sangue de porco doce
como fritar chouriço de sangue de porco
receita de chouriço de sangue de porco doce
morcela de sangue simples e bem gostoso de porco da @deniseestachamando

Ela tem essa cor mais escura, puxada pro vermelho e pro marrom, por causa do sangue na mistura. É forte no sabor, então ou você ama ou você não curte.

Qual o nome da linguiça feita de sangue?

Então, a linguiça feita de sangue é conhecida por vários nomes, dependendo de onde você está. Morcela é um deles, especialmente em Portugal.

 Aqui no Brasil, pode ser chamada de chouriço de sangue em alguns lugares. Em outras culturas, como a britânica, é conhecida como “black pudding”

Mas no fim das contas, é tudo a mesma coisa: uma linguiça que leva sangue na receita. E cada lugar dá o seu toque especial, né?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
salada de maionese para churrasco
Receita de arroz doce cremoso de preguiçoso para fazer em casa
Arroz doce da Vó Maria
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog