Molho de azeitona da Ana Maria Braga

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
molho de azeitona da Ana Maria Braga simples prático
molho de azeitona da Ana Maria Braga @acozinhaintolerante
Tempo 13m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de molho de azeitona da Ana Maria Braga simples, prático e perfeito para comer com carnes e tudo o que precisar, inclusive com aquele pão amanteigado que acabou de sair do forno. Muito mais prático do que imagina, pode ter certeza disso. 

Como fazer molho de azeitona da Ana Maria Braga?

Ingredientes
  • Check1 xícara de azeitonas verdes ou pretas sem caroço, picadas
  • Check2 dentes de alho picados
  • Check1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
  • Check2 colheres de sopa de alcaparras (opcional)
  • Check1 colher de sopa de suco de limão
  • Check1/4 de xícara de salsa fresca picada
  • CheckSal e pimenta-do-reino a gosto
  • Check1/2 colher de chá de orégano seco (opcional)
Modo de preparo
  • CheckPreparação das Azeitonas: Pique as azeitonas em pedaços pequenos. Se usar azeitonas com caroço, retire os caroços antes de picar.
  • CheckMistura dos Ingredientes: Em uma tigela, combine as azeitonas picadas, alho picado, alcaparras (se estiver usando), suco de limão e salsa fresca. Misture bem.
  • CheckAdição do Azeite: Adicione o azeite de oliva extra virgem à mistura e mexa até que todos os ingredientes estejam bem integrados.
  • CheckTemperos: Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano seco, se desejar. Ajuste os temperos conforme o seu gosto.
  • CheckFinalização: Deixe o molho descansar por alguns minutos para que os sabores se misturem bem. Este passo é importante para que o sabor das azeitonas infunda no azeite.
  • CheckServiço: Sirva o molho de azeitona como acompanhamento de pratos de carne, peixe, massas ou como um delicioso molho para pães e torradas.
  • CheckEste molho de azeitona é fácil de preparar e oferece um sabor mediterrâneo intenso, sendo uma excelente opção para adicionar um toque especial a diversos pratos.

🙂 CONFIRA: Molho de azeitona para hambúrguer

Para que serve a água de azeitona?

A água de azeitona, também conhecida como salmoura de azeitona, é o líquido em que as azeitonas são conservadas e tem diversos usos culinários. 

Este líquido é uma mistura de água, sal e, às vezes, outros ingredientes como vinagre, ervas e alho, o que lhe confere um sabor salgado e aromático. 

Na cozinha, a água de azeitona pode ser utilizada de maneiras criativas. Um uso comum é como substituto do sal em marinadas, trazendo um sabor único e reduzindo a necessidade de adicionar sal extra. 

Também pode ser utilizada no preparo de molhos para saladas, adicionando um toque de sabor salgado e ácido.

Além disso, a água de azeitona pode ser uma adição interessante em coquetéis, especialmente em Martinis, substituindo ou complementando o vermute para adicionar complexidade ao sabor. 

molho de azeitona da Ana Maria Braga tudo gostoso
molho de azeitona da Ana Maria Braga @acozinhaintolerante

Há também quem a utilize em receitas de pães ou focaccias, para conferir um sabor mediterrâneo distinto. Em resumo, a água de azeitona é um ingrediente versátil que pode realçar o sabor de diversos pratos e bebidas.

Mais alguma dúvida de como preparar molho de azeitona da Ana Maria Braga?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
coxinha de abóbora com carne seca tudo gostoso
Sopa de cenoura e brócolis tudo gostoso
Almôndegas recheadas com queijo tudo gostoso
ovos quentes moles tudo gostoso
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog