Caroço de jaca na pressão

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
2.5 (2 votes)
Caroço de jaca na pressão tradicional nordestino
Caroço de jaca na pressão @tanamesa
Tempo 33m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de caroço de jaca na pressão que é uma das melhores no Nordeste. Você pode servir esta delícia em todo o Brasil e se encantar com o sabor, que é verdadeiramente de outro mundo de tão bom. Confira, abaixo, quais são os ingredientes. 

Como fazer caroço de jaca na pressão?

Ingredientes
  • CheckCaroços de 1 jaca média (aproximadamente 1 a 2 xícaras de caroços)
  • CheckÁgua suficiente para cobrir os caroços na panela de pressão
  • Check1 colher de chá de sal (ajuste conforme o gosto)
Modo de preparo
  • CheckAntes de cozinhar, lave bem os caroços de jaca sob água corrente para remover qualquer resíduo de polpa ou sujeira.
  • CheckCozimento.
  • CheckColoque os caroços lavados na panela de pressão.
  • CheckAdicione água até que todos os caroços estejam completamente cobertos. A quantidade de água pode variar dependendo do tamanho da sua panela, mas geralmente, 2 a 3 centímetros acima dos caroços é suficiente.
  • CheckAcrescente o sal.
  • CheckNa Panela de Pressão.
  • CheckFeche a panela de pressão e leve ao fogo alto. Assim que começar a chiar, reduza para fogo baixo e marque 30 minutos de cozimento.
  • CheckApós o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Esse processo garante que os caroços fiquem bem macios.
  • CheckFinalização.
  • CheckRetire os caroços cozidos da panela e escorra a água.
  • CheckAgora, eles estão prontos para serem consumidos como estão ou podem ser usados em outras receitas. Os caroços podem ser descascados, revelando uma parte interna macia e comestível, semelhante a um tubérculo cozido.

🙂 PERFEITO: Doce de jaca

O que se pode fazer com o caroço de jaca?

O caroço de jaca, muitas vezes descartado, é surpreendentemente versátil e nutritivo, podendo ser transformado em várias preparações culinárias. 

Rico em amido, proteínas e fibras, os caroços podem ser cozidos, assados ou mesmo transformados em farinha. Uma forma popular de consumi-los é cozinhá-los em água salgada até que fiquem macios, podendo então ser consumidos como um petisco ou adicionados a saladas. 

Assados no forno, tornam-se um snack crocante e saudável. Além disso, quando cozidos, podem ser triturados e incorporados a massas de pães, bolos e até mesmo hambúrgueres vegetarianos, agregando valor nutricional e textura às preparações.

 A farinha feita de caroços de jaca secos e moídos é uma alternativa sem glúten para receitas diversas, indo de panificação a espessantes para sopas e molhos. 

caroço de jaca na pressão bem temperado
caroço de jaca na pressão @receitanatureba

Portanto, o caroço de jaca é um excelente exemplo de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para uma culinária criativa, sustentável e nutritiva.

Mais alguma dúvida de como preparar caroço de jaca na pressão? Também indicamos: Caroço de jaca cozido.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
massa de panqueca feita à mão fácil simples
Receita de berinjela recheada ao forno
Entradas e Petiscos Berinjela recheada ao forno
Tempo 30m
Porção 4 Porções
canelone de presunto e queijo tudo gostoso
Pratos Principais Canelone de presunto e queijo
Tempo 40m
Porção 6 Porção
Filé de frango à parmegiana tudo gostoso
Frango Filé de frango à parmegiana
Tempo 45m
Porção 4 Porções
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog