Doce de jaca

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.67 (3 votes)
como fazer doce de jaca em pedaços doce de jaca cristalizado tudo gostoso receitas com jaca mole bolo de jaca doce de jaca na panela de pressão doce de jaca cristalizado globo rural cocada de jaca
Doce de jaca bem prático do @aquinacozinha
Tempo 40m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de doce de jaca para comer com torradas, pão e todo tipo de massa doce que imaginar, até a massinha de padaria! Bem, as ideais são várias e a criatividade é o limite. Uma sobremesa super gostosa e prática para quem ama frutas e sabor da roça. 

Como fazer doce de jaca?

Ingredientes
  • Check1 jaca-mole pequena ou média (aquela bem madurinha, sabe?)
  • Check2 xícaras de açúcar
  • Check1 xícara de água
  • Check1 pau de canela
  • Check3 cravos-da-índia
Modo de preparo
  • CheckSeparando a polpa: Primeiro, a gente vai tirar a polpa da jaca e separar bem dos caroços. E olha, use uma luva ou passe óleo nas mãos pra não ficar toda grudenta, viu?.
  • CheckCortando a polpa: Depois de separar, corte a polpa em pedaços menores, assim fica mais fácil de cozinhar..
  • CheckFazendo a calda: Coloque o açúcar, a água, a canela e os cravos numa panela grande e leve ao fogo até formar uma caldinha. Não precisa ser uma calda muito grossa, tá?.
  • CheckCozinhando a jaca: Jogue os pedaços de jaca na calda e deixe cozinhar em fogo médio. Vai mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo da panela.
  • CheckTestando o ponto: Você vai saber que tá pronto quando a jaca estiver bem macia e a calda mais encorpada. O ponto é meio parecido com o de doce de leite, sabe?.
Dicas

Finalizando: Quando atingir o ponto, desliga o fogo, tira a canela e os cravos e deixa esfriar.

🟤 Receita da vovó que lembra infância: doce de queijo em calda

O que pode ser feito com o caroço da jaca?

Ah, meu bem, o caroço da jaca é um tesouro que muita gente nem sabe! Você pode torrar e moer pra fazer uma farofinha. 

Tem gente que também cozinha os caroços e come como se fosse castanha. Se você for mais aventureira, pode até plantar o caroço e esperar nascer uma jaqueira. Então, nada de jogar fora, hein?

Qual jaca é mais doce?

Olha, se você gosta de jaca bem docinha, o negócio é ir atrás da jaca-mole. Essa é aquela que tem a polpa bem amarelinha e o sabor é bem mais doce, quase como um mel. A textura é mais suave e é uma delícia pra comer pura ou fazer doce.

Qual a melhor jaca, mole ou dura?

Agora, querido, essa pergunta é tipo perguntar qual filho a gente gosta mais, viu? Depende muito do gosto de cada um e do que você quer fazer. 

A jaca-mole é mais doce e tem a polpa mais macia, ótima pra comer sozinha ou fazer sobremesas. 

receitas com jaca madura receitas com jaca doce receitas salgadas com jaca madura receitas com jaca verde receitas com caroço de jaca doce de jaca mole tudo gostoso carne de jaca doce de jaca mole
receita jaca mole do @aquinacozinha

A jaca-dura tem uma textura mais firme e é menos doce, então ela é excelente pra pratos salgados. 

Já vi até gente fazendo “carne” de jaca com ela, tipo, vegana! Então, não tem essa de uma ser melhor que a outra, é mais uma questão de qual se adapta melhor ao que você tá querendo fazer.

E aí, pronto pra aproveitar tudo que a jaca tem pra oferecer? Espero ter ajudado!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
pudim proteico tudo gostoso
pizza de paçoca muito saborosa receita
mousse trufado de maracujá tudo gostoso
esfirra de brigadeiro é a receita
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog