Arroz branco soltinho

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4 (22 votes)
Tempo 40m
Porção 4 Porções
Nível Fácil

Quer saber como fazer um arroz branco soltinho que fique perfeitinho? Vamos te ensinar a receita mais queridinha de todas e a forma mais prática de ser reproduzida em casa. Sabe que conosco tudo é envolve praticidade, não é mesmo? Dê uma olhada no modo de preparo que fizemos e nunca mais erre o ponto do arroz perfeito. Você vai amar essa receita.

Como fazer arroz branco soltinho?

Ingredientes
  • Check2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)
  • Check4 xícaras (chá) de água
  • Check2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
  • Check½ cebola
  • Check1 folha de louro
  • Check1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
  • CheckFerva a água. Ao fogo médio, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água até ferver. Se quiser temperar a água com legumes aromáticos ou ervas, você obterá um arroz muito interessante.
  • CheckRefogue a cebola. Descasque e pique finamente a cebola. Aqueça uma panela média em fogo baixo, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre, até murchar. Se quiser, pode colocar alho bem picadinho e deixar dourar bem.
  • CheckJunte o arroz. Acrescente ao seu refogado as 2 xícaras de arroz e mexa bem para envolver todos os grãos. Isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
  • CheckColoque a água e tempere. Meça 4 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com sal e junte o louro. Misture bem com cuidado.
  • CheckFique atento com o fogo. Depois de temperar e misturar, aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de 7min) diminua o fogo e tampe parcialmente a panela.
  • CheckDeixe cozinhar. Cozinhe até que o arroz absorva toda a água (cerca de 8min). Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  • CheckFinalize e sirva. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5min antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e sirva quente.
Dicas

Sabia que colocar uma folhinha de louro no arroz e feijão cru evita que bichinhos estraguem sua feirinha? É dica pra vida!

Dicas para fazer arroz soltinho igual restaurante

Nossa dica de ouro para impedir que o arroz fique empapado é que não adicione muita água e deixe cozinhar sem tampa na panela. Outro aspecto que influencia é a frequência com que se mexe a receita. Recomendamos não ficar mexendo. 

Quais são as melhores receitas de arroz branco soltinho simples?

Em nosso blog, contamos com várias receitas de arroz branco, uma melhor que a outra, para que ninguém consiga colocar defeitos. Quer saber quais são as indicações do dia?

Essa receita de arroz básico é uma das preferidas de muitos leitores. Ideal para os dias que tem pressa e não está com tanto tempo de sobra. 

arroz branco soltinho
arroz branco soltinho

O arroz de cuxá é típico da culinária brasileira.  Também sugerimos este arroz com brócolis. Fica bem verdinho e você pode incrementar com outros ingredientes, como o milho e a ervilha. 

Também sugerimos o arroz com açafrão. Perfeito para deixar a sua saúde forte como ferro. 

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Brownie com farinha de aveia saudável
Bolos e Tortas Brownie com farinha de aveia
Tempo 33m
Porção 4 Fatias
Shot de gengibre em pó receita
Saudável Shot de gengibre em pó
Tempo 14m
Porção 2 Porções
Salada de repolho cremosa receita
Saladas Salada de repolho cremosa
Tempo 10m
Porção 4 Salada de repolho cremosa
Batata no vapor fácil
Saudável Batata no vapor
Tempo 32m
Porção 3 Porções
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog