Arroz branco soltinho

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4 (22 votes)
Tempo 40m
Porção 4 Porções
Nível Fácil

Quer saber como fazer um arroz branco soltinho que fique perfeitinho? Vamos te ensinar a receita mais queridinha de todas e a forma mais prática de ser reproduzida em casa. Sabe que conosco tudo é envolve praticidade, não é mesmo? Dê uma olhada no modo de preparo que fizemos e nunca mais erre o ponto do arroz perfeito. Você vai amar essa receita.

Como fazer arroz branco soltinho?

Ingredientes
  • Check2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)
  • Check4 xícaras (chá) de água
  • Check2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
  • Check½ cebola
  • Check1 folha de louro
  • Check1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
  • CheckFerva a água. Ao fogo médio, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água até ferver. Se quiser temperar a água com legumes aromáticos ou ervas, você obterá um arroz muito interessante.
  • CheckRefogue a cebola. Descasque e pique finamente a cebola. Aqueça uma panela média em fogo baixo, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre, até murchar. Se quiser, pode colocar alho bem picadinho e deixar dourar bem.
  • CheckJunte o arroz. Acrescente ao seu refogado as 2 xícaras de arroz e mexa bem para envolver todos os grãos. Isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
  • CheckColoque a água e tempere. Meça 4 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com sal e junte o louro. Misture bem com cuidado.
  • CheckFique atento com o fogo. Depois de temperar e misturar, aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de 7min) diminua o fogo e tampe parcialmente a panela.
  • CheckDeixe cozinhar. Cozinhe até que o arroz absorva toda a água (cerca de 8min). Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  • CheckFinalize e sirva. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5min antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e sirva quente.
Dicas

Sabia que colocar uma folhinha de louro no arroz e feijão cru evita que bichinhos estraguem sua feirinha? É dica pra vida!

Dicas para fazer arroz soltinho igual restaurante

Nossa dica de ouro para impedir que o arroz fique empapado é que não adicione muita água e deixe cozinhar sem tampa na panela. Outro aspecto que influencia é a frequência com que se mexe a receita. Recomendamos não ficar mexendo. 

Quais são as melhores receitas de arroz branco soltinho simples?

Em nosso blog, contamos com várias receitas de arroz branco, uma melhor que a outra, para que ninguém consiga colocar defeitos. Quer saber quais são as indicações do dia?

Essa receita de arroz básico é uma das preferidas de muitos leitores. Ideal para os dias que tem pressa e não está com tanto tempo de sobra. 

arroz branco soltinho
arroz branco soltinho

O arroz de cuxá é típico da culinária brasileira.  Também sugerimos este arroz com brócolis. Fica bem verdinho e você pode incrementar com outros ingredientes, como o milho e a ervilha. 

Também sugerimos o arroz com açafrão. Perfeito para deixar a sua saúde forte como ferro. 

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
balde de salada de atum palmirinha
Balde de salada com queijo tudo gostoso
Balde de salada simples
Omelete de claras fit tudo gostoso
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog