Melhor planta para plantar e deixar na cozinha: tempero e chá

melhor planta para deixar na cozinha
Alecrim fresquinho que achamos no Pinterest

O melhor tipo de planta para deixar na cozinha é aquele que possui mais de um uso. Pois saiba que muitas ervas agem como temperos e têm propriedades benéficas à saúde.

Portanto, elas podem ser utilizadas para dar sabor aos alimentos. Da mesma forma, para o preparo de chás.

Tratam-se de plantas fáceis de plantar. Elas têm a capacidade de deixar sua cozinha mais bonita, livre de insetos e ainda são matéria-prima para preparos diversos.

Melhor planta para deixar na cozinha: Alecrim

melhor planta para deixar na cozinha
Alecrim fresquinho na janela da sua cozinha – como esse que achamos no YouTube

O alecrim é uma das melhores plantas para deixar na cozinha. Ele tem vários usos, tanto na culinária quanto no preparo de chás.

Na cozinha, ele é uma excelente escolha para temperar carnes grelhadas, batatas e legumes.

O chá de alecrim também é uma das opções oferecidas pela erva. A bebida feita a partir dele é conhecida por suas propriedades estimulantes e também relaxantes.

Você pode preparar pratos deliciosos com essa erva, como o medalhão com alecrim e alho ou o aperitivo de alecrim com presunto cru.

Outras plantas para cultivar na cozinha

Além do alecrim, existem outras ervas que você pode cultivar em casa, diretamente na sua cozinha, e usar sempre que precisar. Veja alguns exemplos.

Manjericão

melhor planta para deixar na cozinha
Olha esse pé de manjericão que achamos no YouTube

Outra planta para deixar na cozinha, perfumá-la e que tem uso como tempero e como chá é o manjericão.

Ele pode ser utilizado para dar sabor a pratos italianos. Dentre eles estão massas e molhos, como o molho pesto fresco. Outra forma de usá-lo é em saladas.

O chá de manjericão, por sua vez, é conhecido por suas propriedades calmantes. Por isso, pode garantir uma boa noite de sono.

Hortelã

Muito comum em lares brasileiros, a hortelã é uma escolha inteligente para deixar na cozinha.

A planta traz frescor a saladas, sobremesas e bebidas. Além disso, seu chá é muito utilizado para fins de digestão. É um aliado depois de refeições pesadas.

Salsa

A salsa é ideal para realçar o sabor de uma variedade de pratos, evidenciando o sal e dando cor às receitas. Por isso, também faz parte das plantas para deixar na cozinha.

Embora muita gente não saiba, ela também dá origem a um incrível chá, com propriedades diuréticas. Assim, é aliado contra a retenção de líquidos.

Tomilho

Quem ama preparar carnes, sopas e molhos em casa pode encontrar no tomilho a melhor planta para deixar na cozinha. Ele é bastante marcante e fácil de cultivar.

Seu uso como tempero se soma à sua aplicação no preparo de chás. O chá de tomilho é conhecido por suas propriedades antibacterianas e auxilia na digestão.

Lavanda

Charmosa e cheirosa, a lavanda está entre as plantas para deixar na cozinha. Com ela é possível dar um toque floral a sobremesas e também a pratos salgados.

O seu uso culinário enquanto tempero se junta ao seu chá. Ele possui propriedades relaxantes e auxilia naquele momento de descanso.

Cidreira

Esta é uma daquelas ervas que é muito conhecida pelo seu chá, mas pouco enquanto tempero. Pois saiba que a cidreira é ótima para os dois!

Ela é uma planta para deixar na cozinha que adiciona um sabor cítrico a saladas e pratos de peixe. Seu chá tem propriedades calmantes.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria