Os 7 maiores cozinheiros do Brasil para conhecer os segredinhos e truques deles

maiores cozinheiros do brasil
Alex Atala | Alberto Landgraf | Manu Buffara | Helena Rizzo - Melhores chef cozinheiros do Brasil. Fonte: Site Portal da RMC

Os maiores cozinheiros do Brasil conquistaram esse título por representar a rica cultura brasileira pelo mundo e mostrar que a nossa gastronomia é diversificada.

Cada região possui uma cultura, uma história e uma cozinha típica, e cada um dos chefs (que falaremos a seguir) conseguiram demonstrar toda essa diversidade em seus pratos.

Por isso, vamos falar um pouquinho sobre a trajetória, pratos e conselhos de cada um deles, aqui no Receitinhas!

Conheça quem são os maiores cozinheiros do Brasil

O Brasil é um celeiro de grandes nomes da culinária mundial, e não é a toa que temos tantos chefs reconhecidos e premiados.

Dessa forma, para que você conheça um pouco de cada um deles, separamos os principais a seguir!

Alex Atala

maiores cozinheiros do brasil
Chef Alex Atala. Fonte: Site Folha – UOL

O chef Alex Atala é sem dúvidas um dos maiores chefs cozinheiros do Brasil, sua carreira foi desenvolvida em cima da construção de sabores marcantes e ingredientes brasileiros.

Ele coleciona prêmios, tanto no Brasil quanto no mundo, e sendo considerado uma das pessoas mais influentes, de acordo com o Time Magazine.

Seu restaurante D.O.M é um dos poucos restaurantes que integram o grupo especial com duas estrelas Michelin.

Um dos pratos criados pelo Chef e deu origem à outras versões inspiradas na receita original foi o Strogonoff vegetariano.

Helena Rizzo

maiores cozinheiros do brasil
Chef Helena Rizzo. Fonte: Site: Nova Mulher

Já a chef carismática Helena Rizzo, atualmente jurada da 10ª edição do Programa Masterchef Amadores, tem uma carreira memorável.

Seu restaurante, o Maní, conquistou o lugar na lista The World’s 50 Best Restaurants em 2013, e no mesmo foi consagrada como a melhor chef da América Latina pelo Prêmio Veuve Clicquot.

Já em 2014, ela conquistou o prêmio de melhor chef mulher do mundo, e em 2015 passou a integrar o seleto grupo de restaurantes do Guia Michelin, estrela essa que se mantém até hoje!

A moqueca de camarão da chef é uma das suas principais receitas, e deu origem à outras versões mais populares pelo Brasil.

Alberto Landgraf

maiores cozinheiros do brasil
Chef Alberto Landgraf. Fonte: Blog Ana Claudia Thorpe – UOL

O chef Alberto Landgraf é considerado como um dos maiores cozinheiros do Brasil, nascido no Paraná, mas vive no Rio, consta na lista The Best Chef Awards, com o restaurante premiado Oteque, que possui duas estrelas Michelin.

Iniciando sua carreira internacional, com o restaurante Bossa, em Londres, faz parte de uma lista restrita de chefs brasileiros que compõem essa lista tão exigente.

Uma inspiração na receita de foodies com véus de olhete, vinagrete de algas e caviar do chef, são as torradas com caviar!

Jefferson Rueda

maiores cozinheiros do brasil
Chef Jefferson Rueda. Fonte: Site Festival Fartura

O chef Jefferson Rueda é um dos sócios do famoso A Casa do Porco, restaurante que faz parte da lista de World’s 50 Best Restaurants, ocupando a sétima posição.

Com uma cozinha afetiva, de toques mineiros e sabores marcantes, o chef conta com pratos conhecidos, como sushi de papada de porco.

Outra receita que inspirou a criação de outros pratos, como o pernil de porco ensopado com molho de ameixa, foi a pancetta com goiabada.

Manu Buffara

maiores cozinheiros do brasil
Chef Manu Buffara. Fonte: Site Prazeres da Mesa

Já a chef Manu Buffara, conquistou em 2022 o prêmio de melhor chef mulher da América Latina! Promove uma cozinha sustentável e não conta com carne bovina em seu cardápio.

Uma receita inspirada no prato da chef, o Omelete de couscous de milho e linguiça Blumenau é o Cuscuz recheado com calabresa.

Thiago Castanho

maiores cozinheiros do brasil
Chef Thiago Castanho. Site: Revista Menu

Já o chef Thiago Castanho, é um dos mais renomados chefs brasileiros, ele conta com uma técnica única, que mescla cozinha moderna com a tradicional e afetiva amazônica.

Uma das suas receitas, é o beiju de tapioca além de receitas utilizando o caldo de tucupi e farinhas d’água.

Rodrigo Oliveira

maiores cozinheiros do brasil
Chef Rodrigo Oliveira. Site: Revista Amora

Por fim, temos o chef Rodrigo Oliveira, que recentemente passou a integrar o time de jurados do Masterchef.

Conta com uma cozinha afetiva e tradições nordestinas, a frente dos Restaurantes Mocotó, ele encanta com a simplicidade e sabor dos seus pratos.

Um dos pratos mais conhecidos do chef é o tradicional baião-de-dois.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Maionese tradicional receita com ovo e óleo
Petit gateau sem glúten receita com aveia
Sem glúten Petit gateau sem glúten
Tempo 33m
Porção 2 Pessoas
Sacolé de limão tudo gostoso
Doces e Sobremesas Sacolé de limão
Tempo 34m
Porção 4 Porções
Molho de tomate para macarrão receita
Molhos Molho de tomate para macarrão
Tempo 33m
Porção 5 Porções