Como guardar alho triturado na geladeira sem perder o sabor

guardar alho triturado na geladeira
Tenha alho sempre à disposição

Guardar alho triturado na geladeira é uma forma de ter sempre à disposição esse tempero essencial e de facilitar a sua rotina culinária, e preparar receitas deliciosas como o macarrão ao alho.

Contudo, não basta triturá-lo e guardá-lo. Alguns cuidados são necessários para que ele mantenha suas propriedades, inclusive o sabor e o aroma.

Quando eles não são tomados, o tempero perde suas características originais. Com isso, deixa de dar aos alimentos o seu toque especial.

O que fazer para conservar o alho na geladeira?

guardar alho triturado na geladeira
Foto do YouTube do alho triturado para guardar na geladeira (que não estraga)

Existem alguns cuidados essenciais na hora de guardar o alho triturado na geladeira. Eles se referem ao recipiente e à adição de alguns ingredientes.

Logo após triturar o alho, polvilhe sal sobre ele. O sal é um ingrediente que é muito utilizado ao longo dos séculos para conservar alimentos, especialmente os úmidos.

Após a adição de sal, coloque o alho em um recipiente com tampa, bem vedado. Dê preferência aos de vidro.

Para finalizar, cubra o alho com vinagre ou com azeite de oliva. É crucial que ele fique inteiramente submerso no líquido. Com isso, ficará conservado com todo o seu sabor.

Pode triturar alho e deixar na geladeira?

Sim, pode! Mas para que ele mantenha o sabor, o aroma e as propriedades originais é essencial que ele seja preparado e guardado da maneira correta.

Quanto tempo o alho picado pode ficar na geladeira?

De modo geral, quando o alho é triturado e guardado na geladeira da maneira correta, ele se mantém em perfeito estado por até 30 dias.

Com isso, você garante 1 mês de receitas mais rápidas, mas sem abrir mão do sabor e da qualidade delas.

Por que o alho triturado fica escuro?

O escurecimento do alho após triturado indica que ele está oxidando. Ou seja, ele está perdendo as suas propriedades, inclusive o sabor.

Para que isso não ocorra, mantenha ele submerso no óleo, azeite ou vinagre.

Como triturar alho para guardar na geladeira?

guardar alho triturado na geladeira
Não fique mais triturando alho toda vez que precisa usar! Veja essa dica

Existem várias maneiras de triturar o alho. Algumas são manuais, enquanto outras contam com o auxílio de instrumentos da cozinha.

Você pode simplesmente triturá-los com uma faca bem afiada. Para facilitar a retirada da casca, considere deixar os dentes de alho na água por 5 minutos.

Além disso, o uso do multiprocessador ou do liquidificador também está liberado para triturar o alho para guardar na geladeira.

Assim, você pode economizar muito do seu tempo. Igualmente, tem a chance de ter à disposição alho bem picadinho.

Por que usar alho triturado na comida?

Porque além de saboroso esse ingrediente também tem uma série de propriedades. Ele tem ação antibacteriana, ajuda a controlar os níveis de colesterol e combate a hipertensão.

Onde posso usar o alho triturado e conservado na geladeira?

Você pode usar onde quiser, e isso vai desde de preparos como um molho de iogurte e alho, ou na rotina diária, como no tempero do feijão.

Além disso, você pode usar para temperar carnes variadas, usar ele para preparar outra conserva, molhos, pratos quentes e frios, como o frango assado no alho e na cachaça.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
farofa de amendoim crocante prática receita gourmet
churros recheado com doce de leite fácil de feira
receita fácil de canjica
Receitas de Festa Junina Aprendendo a fazer canjica salgada com calabresa
Tempo 2h
Porção 6 canjica salgada com calabresa