4 ervas para plantar e fazer chá: os amigos da sua saúde

ervas para fazer chá

Existem muitas ervas que você pode cultivar em casa, seja em jardins ou em vasos, que você pode fazer chá para diversos fins.

Algumas ervas são conhecidas pelo seu sabor na culinária, como o alecrim, que pode ser usado em pratos como o lombo suíno com alecrim.

No entanto, essas mesmas ervas têm propriedades únicas quando preparadas em infusão, em chás, com diversos benefícios para a saúde. Veja a seguir!

1.Chá de boldo

O chá de boldo é aquela erva que serve para um monte de coisas, e nossas mães e avós sempre nos falavam para tomar em caso de dor.

Ele é muito usado popularmente para tratar problemas no estômago e no fígado, como ressaca, dor de estômago, azia, entre outros.

O preparo do chá de boldo é bem simples, você precisa de algumas folhas de boldo, água, mel, cravo e canela (opcionais), coloque tudo para ferver, e depois tome!

Por fim, para cultivar em casa, plante em vasos médios ou jardim, se tiver espaço em casa.

2.Chá de alecrim

Já o chá de alecrim é bem versátil, e pode ser usado para tratar diversas condições, como a insônia, dor de cabeça, cansaço e retenção de líquidos.

O preparo é bem rápido, use um raminho pequeno de alecrim fresco, e coloque junto com a água para ferver. Deixe descansando após desligar o fogo. Coe e tome, pode adoçar, caso prefira!

Para o plantio, ele é uma erva bem fácil, requer muita luz natural direta e pouca rega, ele vive bem em climas mais secos!

3.Chá de hortelã

No entanto, o chá de hortelã é um dos saborosos e mais práticos que você pode fazer na sua casa.

Use o chá para aliviar cólicas, sintomas de gripe e/ou resfriado, gases e até mesmo para ansiedade e estresse.

Para o preparo, você vai precisar apenas de algumas folhas frescas de hortelã, água e mel (opcional). Coloque tudo em uma panela e deixe fervendo.

Em relação ao plantio, é uma erva bem simples de cultivar em casa, precisa de um solo bem drenado, bastante iluminação natural e regas frequentes.

4.Chá de carqueja

Por fim, temos o chá de carqueja, que é um poderoso aliado para acabar com a má digestão, sendo uma das melhores ervas para fazer chá em casa.

Para o preparo, use algumas folhas de carqueja, água, suco de limão e canela (opcional).

Coloque todos os ingredientes na panela, deixe fervendo por alguns minutos, coe e sirva após esfriar!

A carqueja é uma erva que se adapta bem em diversos ambientes, fácil plantio e cultivo. Precisa de iluminação natural e um solo drenado.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita
cookie de batom garoto simples fácil
Carne bovina Essa carne no forno com manteiga e alho incendeia o coração
Tempo 41m
Porção 5 carne no forno com manteiga e alho
crepioca de banoffe prática rápida