Cará ou inhame: as diferenças e como escolher os melhores

diferenças cará inhame

Embora tenham diferenças, cará e inhame são constantemente confundidos. Ambos fazem parte da culinária brasileira e dão origem a receitas deliciosas.

Ainda que parecidos, cada um tem suas próprias características e aplicações. Enquanto é possível fazer um ótimo picadinho de inhame, o cará oferece um refogado sem igual.

Esses alimentos são excelentes para incluir no seu cardápio, pois são nutritivos e saborosos.

Qual a diferença entre cará e inhame?

O inhame possui casca grossa e áspera, com poucos pelos. Sua polpa é geralmente branca ou rosada. Ela tem uma textura cremosa após o cozimento.

Já o cará tem uma casca mais lisa e fina em que estão presentes raízes superficiais. Sua polpa é branca ou amarelada. Ela tem sabor suave e textura menos cremosa que o inhame.

Além disso, o inhame possui folhas grandes, em formato de coração, enquanto as folhas do cará são menores e com formato semelhante a um coração alongado.

Qual é melhor, cará ou inhame?

Definir qual raiz é “melhor” depende do paladar pessoal e da receita desejada.

O inhame tem sabor mais marcante e textura cremosa. Assim, é ideal para purês e sopas. Mas, uma receita que se destaca é o creme de inhame com frango, que é perfeito!

O cará, por sua vez, apresenta um sabor mais delicado e textura macia. Assim, destaca-se em saladas, refogados, chips crocantes e até mesmo em doces.

No que se refere aos nutrientes, ambos são ricos e ótimos para o fortalecimento do organismo.

Quais receitas fazer com cará?

A versatilidade do cará permite a criação de receitas diversas. Elas são preparadas geralmente após o cozimento dele, necessário para amaciar a raiz

As opções de preparos incluem o cará refogado com legumes e temperos, bem como a salada de cará, em que ele é apresentado em cubos ou ralado junto a folhas verdes.

Os chips de cará são ótimos para beliscar. Dessa forma, basta acrescentar ervas finas para dar mais sabor, regular o sal e está prontinho.

Quais receitas fazer com inhame?

O inhame também está presente em diferentes preparos cheios de sabor e ricos em nutrientes.

O purê de inhame é um clássico. É perfeito para acompanhar carnes vermelhas, aves e peixes. Ainda, é muito utilizado na alimentação de bebês.

Já a sopa de inhame com frango é uma opção incrível para saborear durante o inverno e esquentar o corpo.

Por fim, para um bom lanche, aposte no biscoito de inhame para comer sem peso na consciência. Diferente e saboroso, ele é fácil de fazer e de levar na bolsa.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria