4 truques para não sujar o fogão cozinhando: vai te salvar

truques para não sujar o fogão

Cozinhar e não sujar o fogão é o que toda cozinheira(o) procura na hora de preparar a comida, mas alguns truques vão te ajudar nessa missão!

São dicas simples, mas que vão mudar a sua experiência na hora de cozinhar, principalmente quando falamos em frituras e preparos que fervem, como sopas e caldos, leite e água.

1.Use farinha de trigo na hora de fritar alimentos

Bateu aquela vontade de comer um peixe empanado ou uma batata frita? Mas, sabe que vai sujar o fogão todo que você acabou de limpar!

Calma, que temos a solução! Na hora que colocar o óleo na frigideira para aquecer, coloque 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Misture bem com o óleo já no fogo, com o tempo, ela ficará dourada! Por fim, é só colocar o alimento para fritar, que ele não vai espirrar!

De todos os truques para não sujar o fogão, esse certamente é o mais simples de fazer, e um dos mais eficientes também! Faça na sua casa.

2.Coloque a colher de pau na hora de ferver água ou leite e evite derramamentos

Cansada de ter que limpar o fogão todo depois que colocou a batata para cozinhar para fazer aquele purê de batatas com queijo?

Temos uma dica muito simples! Deixe a panela aberta e coloque-a para ferver junto com o alimento em questão, seja leite ou água.

Por cima, coloque uma colher de pau grande, de forma que ela fique presa nas bordas da panela.

Dessa forma, sempre que as borbulhas levantaram e encostarem na colher, elas vão descer e não vai derramar no seu fogão!

3.Use protetores de alumínio

Os protetores de alumínio são uma solução eficiente! Toda vez que for cozinhar, basta colocá-los embaixo das bocas.

Dessa forma, ao cair alimentos ou respingar óleo, basta trocar! Sem sujeira, sem trabalho, sem esfrega-esfrega.

No entanto, caso não queira usar diariamente, você pode usar sempre que for preparar quantidades maiores de comida ou preparos mais elaborados, como uma feijoada tradicional, por exemplo.

4.Mergulhe os filés na água e não terá mais respingos

Por fim, na hora de fritar peixe ou frango empanado, você pode recorrer a essa técnica com água.

Para isso, empane normalmente seus filés, e depois mergulhe-os em água! Tire-o da água e deixe escorrendo por alguns segundos.

Depois, é só colocar para fritar normalmente! Você vai perceber que não terão respingos no seu fogão. Adicionalmente, essa dica serve para qualquer tipo de empanado.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
pão de flocão simples fácil
torta de banana com aveia prática demais
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita