Como limpar prensa francesa sem quebrar e sem desmontando

limpar prensa francesa

Para quem usa diariamente a prensa francesa, é preciso criar uma rotina para limpar de forma recorrente.

No entanto, uma limpeza de tempos em tempos também é necessária para garantir o pleno funcionamento do maquinário da prensa.

Além da prensa, propriamente dita, é preciso limpar a cafeteira, o coador e o aeropress (se o modelo tiver). Assim, você mantém o seu momento de relaxamento e café fresquinho sem riscos.

Mas, para limpar corretamente, sem precisar desmontar e correr o risco de quebrar, trouxemos algumas dicas para você!

Como limpar a prensa francesa no dia a dia?

O processo rápido para limpar a prensa francesa é o método mais utilizado pelos adeptos desse tipo de café, onde não é necessário desmontá-la.

Primeiramente, você precisa remover todos os resíduos de café que estão no compartimento, usando uma espátula de madeira ou de silicone. Ela deve estar fria para esse processo.

Em seguida, coloque água na prensa e adicione algumas gotas de detergente neutro de lavar louças, feche a prensa e pressione o êmbolo para tirar os resíduos.

Por fim, tire toda a água com sabão até perceber que a água está limpa! Aí ela estará pronta para preparar um delicioso café na prensa francesa.

Como fazer a limpeza completa da prensa francesa?

Para garantir que sua prensa francesa esteja limpa corretamente, é preciso fazer o processo completo.

No entanto, o início do processo é o mesmo que citamos anteriormente. Mas, ele não termina na higienização com água e detergente.

É necessário limpar individualmente as peças principais, como a jarra, a tampa, o filtro e os suportes.

Agora é o momento em que você escolhe qual será o método que vai finalizar a limpeza, com bicarbonato de sódio ou com vinagre, entenda a seguir como fazer!

Usando bicarbonato de sódio

Para limpar a prensa francesa com bicarbonato de sódio basta misturá-la com água, formando uma pasta densa, mas fácil de aplicar.

Pode ser 3 colheres de sopa de água para 5 colheres de água, ou o suficiente para ficar uma pasta cremosa. Aplique essa solução em todas as peças e depois remova.

Usando vinagre de álcool

Já a limpeza com vinagre de álcool é mais simples, basta misturar partes iguais de água e vinagre de álcool e colocar as peças na solução.

Adicionalmente, para ter uma limpeza mais eficiente, você pode aquecer a água! Por fim, basta remover a solução em água corrente e depois pode usar normalmente.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria