cuscuz simples

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.5 (2 votes)
cuscuz simples ana maria braga
cuscuz simples do @tanamesa
Tempo 45m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Eu aprendi a preparar essa receita de cuscuz simples direto de Belém do Pará. Essa receita chegou até Brusque, Santa Catarina, e quero saber nos comentários de onde você é para saber quem mais está testando essa delícia em casa. 

Como fazer cuscuz simples?

Ingredientes
  • Check2 xícaras de fubá ou farinha de milho pré-cozida
  • CheckAproximadamente 1 xícara de água (ou o suficiente para umedecer a farinha)
  • Check1/2 colher de chá de sal
  • Check1 colher de sopa de azeite ou manteiga (opcional)
Modo de preparo
  • CheckEm uma tigela, misture o fubá ou a farinha de milho com o sal. Adicione a água aos poucos, mexendo com as mãos ou uma colher, até que a farinha fique levemente umedecida e solta. A textura ideal é quando você aperta a farinha na mão e ela mantém a forma, mas desmancha ao ser tocada.
  • CheckColoque água na parte inferior da cuscuzeira e leve ao fogo para ferver. Se não tiver uma cuscuzeira, use uma peneira encaixada em uma panela com água, garantindo que a água não toque na peneira.
  • CheckColoque a farinha umedecida na parte superior da cuscuzeira ou na peneira. Se desejar, adicione um fio de azeite ou pedaços de manteiga por cima. Cubra e deixe cozinhar no vapor por aproximadamente 15 minutos. O cuscuz estará pronto quando estiver firme e cozido por igual.
  • CheckCom cuidado, retire o cuscuz da cuscuzeira e desenforme. Sirva quente como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, dependendo dos complementos escolhidos.
Dicas

Esse cuscuz simples é uma receita tradicional e versátil, podendo ser adaptada com diversos acompanhamentos como legumes, queijos, carnes ou simplesmente manteiga.

❤️ O MEU PREFERIDO: Cuscuz recheado com queijo coalho

Dicas para preparar cuscuz simples

Fazer um cuscuz simples é fácil e rápido, perfeito para aqueles dias corridos. Primeiro, escolha um bom fubá ou farinha de milho, que é a base do cuscuz. 

Use uma cuscuzeira, se tiver, mas se não tiver, dá pra improvisar com uma peneira encaixada em uma panela com água.

A água é o segredo: ela deve estar fervendo embaixo, mas não pode tocar no cuscuz. Antes de colocar a farinha no vapor, umedeça-a com um pouquinho de água, só para ficar úmida, não encharcada. Isso faz com que ela cozinhe por igual e fique soltinha.

cuscuz simples fácil simples
cuscuz simples nordestino do @tanamesa

Temperar é importante. Uma pitadinha de sal já faz diferença. Se gostar, pode acrescentar um fiozinho de azeite ou pedacinhos de manteiga. Eles dão um sabor especial.

Cubra e deixe cozinhar no vapor por uns 15 minutos. O ponto é quando ele fica firme, mas sem ressecar. Desenforme com cuidado e sirva quentinho. 

O cuscuz é um coringa, vai bem no café da manhã, no almoço ou no jantar. Com essas dicas, seu cuscuz sempre vai ficar no ponto certo, uma delícia!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
salada de maionese para churrasco
Receita de arroz doce cremoso de preguiçoso para fazer em casa
Arroz doce da Vó Maria
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog