coalhada seca

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.25 (4 votes)
coalhada seca rápida com iogurte natural coalhada seca com iogurte desnatado coalhada fresca coalhada fresca árabe
coalhada seca prática e simples do @cooktop
Tempo 30m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Aprenda a como preparar receita de coalhada seca bem fácil, simples e gostosa de um jeito que tu nem imagina. Vale a pena testar na tua casa para comer aquela torradinha preparada na hora. Eita delícia. 

Como fazer coalhada seca?

Ingredientes
  • Check1 litro de leite (pode ser integral ou desnatado, mas eu prefiro o integral porque fica mais gostoso)
  • Check2 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar (tem que ser aquele bem natural mesmo, tá?)
  • CheckOpcional: uma pitada de sal pra dar aquele tchan
Modo de preparo
  • CheckEsquentando o Leite: Primeiro, você vai colocar o leite numa panela e esquentar até começar a formar umas bolhinhas nas beiradas. Não deixa ferver, viu?.
  • CheckEsperando Esfriar: Depois desliga o fogo e deixa esfriar um tiquinho, tem que ficar morno, mais ou menos uns 45 graus. Se você colocar o dedo e aguentar contar até 10 sem gritar tá no ponto.
  • CheckAdicionando o Iogurte: Agora, mistura as duas colheres de iogurte no leite morno. Se você quiser, pode adicionar aquela pitada de sal que falei.
  • CheckDescansando a Mistura: Tá, agora vem a parte da paciência. Coloca essa mistura num pote de vidro e tampa. Deixa em algum lugar quentinho da casa e esquece ela lá por umas 6 a 8 horas. Alguns colocam dentro do forno desligado pra ficar abafadinho.
  • CheckSeparando o Soro: Passado o tempo, você vai ver que virou uma coalhada! Agora, pega um pano de prato limpo, coloca num escorredor e o escorredor em cima de uma tigela. Despeja a coalhada no pano e deixa o soro escorrer. O que fica no pano é a coalhada seca.
Dicas

Finalizando: Depois que todo o soro tiver escorrido, é só colocar a coalhada seca em um potinho com tampa e guardar na geladeira. Ela dura uns 5 dias, mas duvido que vá sobrar!

😀 Para economizar muito: Queijo caseiro com 3 ingredientes

Qual a diferença entre a coalhada e coalhada seca?

Ah, então, a coalhada e a coalhada seca são praticamente parentes, mas têm lá suas diferenças. A coalhada normal é mais líquida, tipo um iogurte mais encorpado. 

como fazer coalhada seca rápida coalhada seca libanesa coalhada seca com iogurte desnatado coalhada com iogurte natural coalhada seca com iogurte grego coalhada seca temperada coalhada seca receita como temperar coalhada seca
coalhada seca bem cremosa do @cookpad

Enquanto isso, a coalhada seca, como o nome já diz, é mais seca mesmo. É como se você pegasse a coalhada líquida e drenasse o soro dela, sabe? Fica com uma textura mais firme e é ótima pra passar no pão!

Para que serve a coalhada seca?

A coalhada seca é bem versátil, viu? Você pode usar como um substituto do cream cheese ou da ricota, por exemplo. 

Fica uma delícia em torradas de pão de forma, pães e até em receitas mais elaboradas como patês e dips. É um curinga na cozinha e, o melhor, é super fácil de fazer em casa!

Qual é a diferença entre coalhada e iogurte?

Olha, pode parecer que são a mesma coisa, mas não são, tá? A coalhada normalmente é feita com leite e limão ou vinagre. 

O iogurte é feito com uma cultura específica que dá um sabor e textura diferentes. Além disso, o iogurte geralmente passa por um processo de fermentação mais controlado, o que o torna mais consistente.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Torrada para canapés tudo gostoso
Receita de panqueca de batata doce: fácil, fitness e deliciosa!
Fit Panqueca de batata doce
Tempo 40m
Porção 12 Porções
Panqueca com frango desfiado tudo gostoso
Frango Panqueca com frango desfiado
Tempo 30m
Porção 10 Panqueca com frango desfiado
Pão low-carb de microondas
Receitas Rápidas Pão low-carb de microondas
Tempo 5m
Porção 1 Pão low-carb de microondas
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog