Bolacha de natal

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4 (7 votes)
receita de bolacha de natal da vovó receita de bolacha de natal macia receita de bolacha de natal alemã receita de bolacha de natal sequinha receita bolacha de natal decorada receita de bolacha de natal com araruta
Bolacha de natal com cobertura branca do @cookpad
Tempo 49m
Porção 25 porções
Nível Fácil

Receita de bolacha de natal amanteigada e com aquele toque de gengibre bem tradicional? Sim, temos! Vem com a nossa equipe do Receitinhas que hoje trouxemos uma das receitas mais típicas de fim de ano: e já estamos quase lá, né? Como passou correndo! 

Como fazer bolacha de natal?

Ingredientes
  • Check3 xícaras de farinha de trigo
  • Check1 xícara de açúcar mascavo
  • Check1 xícara de manteiga amolecida
  • Check1 ovo
  • Check1 colher de sopa de gengibre ralado ou em pó
  • Check1 colher de chá de canela
  • Check1/2 colher de chá de noz-moscada
  • Check1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Check1 pitada de sal
  • CheckConfeitos pra decorar, se quiser
Modo de preparo
  • CheckJuntando tudo: O primeiro passo é misturar a manteiga com o açúcar. Pega a batedeira e deixa ficar bem cremoso, viu? Depois adiciona o ovo e o gengibre. Mistura mais um pouquinho.
  • CheckSecos juntos: Em outra tigela, mistura a farinha, a canela, a noz-moscada, o bicarbonato e o sal. Tudo bem misturadinho.
  • CheckCasamento dos ingredientes: Agora, junta os secos com os molhados. Amassa bem até formar uma bola. Se tiver grudando, joga um tico mais de farinha.
  • CheckDescanso da massa: Enrola a massa em filme plástico e deixa na geladeira por uns 30 minutos. É rapidinho, dá até pra arrumar a cozinha enquanto espera.
  • CheckRola e corta: Abre a massa com um rolo, mas não deixa muito fina. Aí é a hora de usar aqueles cortadores divertidos de Natal. Se não tiver, uma tampinha de garrafa também serve.
  • CheckForno neles: Preaquece o forno a 180ºC e põe as bolachinhas numa forma untada ou com papel manteiga. Assa por uns 10-12 minutos, mas fique de olho pra não endurecer.
  • CheckDecoração: Se quiser, depois que esfriar, pode usar glacê pra decorar. Confeitos coloridos ficam um charme.
  • CheckFinalização: Deixa esfriar bem antes de guardar, senão fica murcha.
Dicas

É isso aí, minha querida! Fácil e delicioso, né? Agora é só chamar a família e curtir suas bolachinhas de Natal! 🎄

❤️ PERFEITO PRO MOMENTO: Receitas de Natal

Por que as bolachinhas de Natal ficam duras?

Ai, menina, fazer bolachinha de Natal e ver que ficou dura é de chorar, né? Mas calma, geralmente isso acontece quando a gente assa demais ou deixa muito tempo no forno. 

receita de bolacha de natal tradicional bolachas de natal simples e fácil receita de bolacha de natal macia receita de bolacha de natal alemã receita de bolacha de natal sequinha receita de bolacha de natal com nata bolacha de natal com margarina receita de bolacha da vovó
Bolacha de natal amanteigada bem gostosa do @topview

Outra coisa é não seguir direitinho a receita. Se colocar muita farinha ou pouco líquido, já viu, fica duro que nem pedra. Então, olho no relógio e atenção na medida!

Qual a origem da bolacha de Natal?

Olha, as bolachinhas de Natal têm história, viu? Elas surgiram na Alemanha, acredita? Eram feitas em formatos de anjinhos e estrelas para decorar as árvores de Natal. 

Com o tempo, essa tradição se espalhou pelo mundo todo. Hoje em dia, cada família tem sua receitinha, né?

Receitas de Natal

Olha só as receitas de Natal que bombam no Receitinhas:

O que é feita a bolacha?

Em geral, é uma mistura simples: farinha, açúcar, manteiga e ovo. Aí você pode colocar os extras tipo baunilha, canela, chocolate… tem até quem bote licor! 

E pra ficar mais natalino, muita gente decora com glacê colorido e confeitos.

Qual o valor do quilo da bolacha de Natal?

Isso depende de onde você tá comprando ou vendendo. Em padarias e mercados, pode ir de 20 a 50 reais o quilo, dependendo da qualidade e dos ingredientes. Se você for vender, não esquece de calcular o custo de tudo pra não sair no prejuízo, hein!

Espero ter tirado suas dúvidas, querida! Agora corre lá fazer suas bolachinhas!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Cueca virada macia por dentro e crocante por fora @receitasupodicas
Biscoitos Biscoito de inhame que é diferente mas muito melhor
Tempo 40m
Porção 10 Biscoito de inhame
Biscoitos Biscoito de orégano que não sobra: todos comem rápido
Tempo 35m
Porção 20 Biscoito de orégano
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog