4 truques para manter ar-condicionado sempre limpo

manter ar-condicionado limpo
Olha essa foto do YouTube com uma limpeza de ar

Manter o ar-condicionado limpo é uma questão de cuidar da sua saúde. Em caso contrário, microrganismos e poeiras ali presentes podem causar alergias e outras doenças.

Esse cuidado é necessário especialmente no verão. Durante esta estação, o eletrodoméstico se torna indispensável em várias regiões do país.

Com isso, é comum que muitas pessoas passem o dia trancadas em locais em que respiram apenas o ar que passa pelo aparelho.

Desse modo, assim como limpar ventilador é crucial para a saúde respiratória no verão, a mesma coisa se aplica ao ar condicionado.

1.Limpeza regular dos filtros

manter ar-condicionado limpo
Foto do Site Leroy Merlin com a limpeza dos filtros

Um dos cuidados para manter o ar-condicionado limpo se volta aos filtros dele. Eles acumulam poeira e outros detritos com o passar do tempo.

Filtros sujos reduzem a eficiência do aparelho. Eles o forçam a trabalhar mais para alcançar a mesma temperatura, o que também pode aumentar o consumo de energia.

Por causa disso, é importante limpar ou trocar os filtros regularmente. Para tanto, fique atento às recomendações do fabricante.

2.Mantenha as bobinas limpas

Outra atenção para manter o ar-condicionado limpo diz respeito às bobinas do evaporador e do condensador. Elas também podem acumular sujeira e microrganismos.

Dessa maneira, a limpeza periódica é necessária para garantir que o ar flua de modo adequado. Igualmente, para que o sistema funcione de maneira eficiente.

Lembre-se de desligar o aparelho antes de realizar a limpeza das bobinas. Isso é importante para garantir a sua segurança durante a tarefa.

3.Verifique as saídas de ar

As saídas de ar do ar-condicionado são outras peças do aparelho que podem acumular poeira, detritos e microrganismos nocivos à saúde. O processo é semelhante ao de limpar o ventilador.

Para limpá-las, use um pano macio e úmido pela superfície. Evite usar produtos de limpeza, especialmente os abrasivos.

Essa limpeza deve ocorrer regularmente. Ela é a responsável por garantir que o aparelho distribua o ar de maneira uniforme e livre de partículas indesejadas.

Além disso, busque manter objetos como móveis, cortinas ou tapetes longe das saídas de ar. Isso também é útil para a distribuição regular do ar.

4.Agende uma manutenção profissional

manter ar-condicionado limpo
Foto do Blog Dufrio com uma limpeza completa de ar-condicionado

Além das tarefas regulares de limpeza, é recomendável agendar uma manutenção profissional anualmente.

Um técnico qualificado pode realizar uma inspeção abrangente. Assim, é capaz de identificar problemas potenciais e realizar limpezas mais profundas no seu aparelho.

Aliás, saiba que a manutenção profissional recorrente é interessante porque ajuda a prolongar a vida útil do aparelho. Igualmente, garante o desempenho ideal dele.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Maionese tradicional receita com ovo e óleo
Petit gateau sem glúten receita com aveia
Sem glúten Petit gateau sem glúten
Tempo 33m
Porção 2 Pessoas
Sacolé de limão tudo gostoso
Doces e Sobremesas Sacolé de limão
Tempo 34m
Porção 4 Porções
Molho de tomate para macarrão receita
Molhos Molho de tomate para macarrão
Tempo 33m
Porção 5 Porções