Como limpar o motor do ventilador sem estragar: anote truque

limpar motor do ventilador
Na foto do YouTube vemos a limpeza do motor

No calor deste verão os ventiladores voltaram a ser os queridinhos. Mas depois de tanto tempo guardado, limpar o motor do ventilador é essencial para seu bem-estar.

Com o passar do tempo o eletrodoméstico acumula poeira e microrganismos. Assim, caso não seja limpo corretamente, pode causar alergias e outras doenças respiratórias.

O motor dele requer especial cuidado durante a limpeza. Contudo, com alguns truques simples tem como limpar ventilador sem colocar o eletrodoméstico em risco.

Como limpar o motor do ventilador?

limpar motor do ventilador
Veja esse truque que achamos no YouTube

Para limpar seu ventilador e garantir um frescor em meio às altas temperaturas, comece desligando-o da tomada. Isso é essencial para evitar choques elétricos.

Em seguida, retire as grades do ventilador. Isso facilitará a limpeza do motor e o acesso a ele.

Então, use um aspirador de pó ou uma escova seca com cerdas macias para remover a poeira acumulada. Não use líquidos, pois eles podem danificar os componentes elétricos.

Dessa forma, pode limpar o ventilador rapidamente, de forma simples e prática, sem comprometer a segurança do motor!

Como limpar o motor do ventilador com graxa acumulada?

Caso haja sujeira ou graxa acumulada no motor, pode ser necessário usar uma solução de limpeza. Afinal, o aspirador ou a escova não será suficiente para retirar os resíduos.

Nesse caso, dilua uma pequena quantidade de detergente neutro em água. Depois, aplique a mistura em um pano macio úmido. Passe-o ao longo de todo o motor, com cuidado.

Após terminar essa parte, enxugue bem o motor com um pano macio, limpo e seco. Para terminar, basta remontar o ventilador e ligá-lo novamente.

Pode limpar o ventilador com água?

Apenas as partes externas – como grades e pás – podem entrar em contato com a água. Mesmo assim, o melhor é não encharcá-las.

Por isso, dê preferência para o uso de um borrifador. Nele, faça uma mistura com água, detergente, bicarbonato de sódio e vinagre de álcool.

Outra opção é apenas utilizar um pano umedecido e passá-lo pelas partes externas do ventilador.

Lembre-se de que o motor e as demais partes elétricas jamais devem entrar em contato com a água. Isso pode fazer com que o ventilador deixe de funcionar.

Como manter o ventilador limpo por mais tempo?

limpar motor do ventilador
Veja essa dica do site CEC para limpar motor

Para evitar que o ventilador fique muito sujo ou a necessidade de limpar o motor do ventilador com frequência, existem alguns cuidados que podem ser úteis.

Primeiramente, busque sempre guardá-lo em um local em que ele não fique exposto. Assim, ele não acumulará poeira.

Também, se possível cubra-o com algum tipo de capa de plástico ou com uma caixa de papelão. Isso também o protegerá.

Faça a limpeza superficial com frequência. Desse modo, o eletrodoméstico não irá acumular poeira e será mais simples de limpá-lo.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Bolos e Tortas Bolo de macaxeira
Tempo 1h
Porção 12 Porções
Massa de coxinha deliciosa e que não fica grudando na mão; o resultado é mega crocante
Entradas e Petiscos Massa de coxinha
Tempo 15m
Porção 10 Porção
Pé de moça receita
Doces e Sobremesas Pé de moça
Tempo 40m
Porção 30 Porções
Frango Risoto de frango
Tempo 30m
Porção 6 Porções