4 benefícios da pimenta-do-reino na alimentação para aprender a consumir

benefícios da pimenta-do-reino

Os benefícios da pimenta-do-reino na alimentação são inúmeros. Além do ingrediente ser nutritivo, ele pode tornar as suas refeições muito melhores.

Este é um item bastante comum no mundo todo, inclusive no Brasil, onde pimentas de diferentes tipos são valorizadas.

Contudo, muita gente ainda não sabe como usar corretamente este tempero e nem as vantagens de colocá-lo no prato.

Pois chegou o momento de mudar isso. Ao incluir no cardápio as receitas apimentadas com pimenta-do-reino seu paladar e saúde agradecem.

1.Realça o sabor dos alimentos

A pimenta-do-reino possui um composto chamado piperina, que é responsável por sua picância, característica principal do ingrediente.

Todavia, ela faz muito mais do que apenas apimentar a comida. Trata-se de uma substância que age como um potenciador natural de sabor.

Ela tem o poder de despertar as papilas gustativas e realçar os demais ingredientes presentes no prato.

Por exemplo, no filé com pimenta-do-reino ela não se sobrepõe ao sabor da carne, mas a intensifica. Assim, revela notas mais profundas e complexas.

2.Estimula o apetite

Outro dos benefícios da pimenta-do-reino para a alimentação é que seu aroma intenso e convidativo auxilia a despertar o apetite mesmo antes da primeira garfada.

Esse aroma estimula as glândulas salivares. Desse modo, ele prepara o paladar para a experiência gastronômica.

Além disso, suas substâncias contribuem para a produção de suco gástrico e facilitam a digestão dos alimentos.

Portanto, mesmo ao degustar de uma massa como o ravioli verde ao molho branco com pimenta-do-reino fresca, você não leva horas aguardando a digestão.

3.Combina com diversos ingredientes

A versatilidade da pimenta-do-reino na cozinha é, sem dúvida, um de seus maiores trunfos. Ela cabe em diferentes pratos, dos doces aos salgados.

Carnes vermelhas, aves, peixes, frutos-do-mar, legumes, saladas, sopas, molhos, massas, queijos, frutas doces, chocolate… a lista de combinações possíveis é enorme.

Por isso mesmo, o ingrediente é um verdadeiro convite para você superar barreiras gastronômicas e se jogar em receitas diferentes.

O fondue de queijo com vegetais é um exemplo. Ele combina a pimenta com diferentes sabores que ficam perfeitos na boca.

4.Preserva a integridade dos alimentos

Antes da refrigeração, a pimenta-do-reino era utilizada como um conservante natural de alimentos, assim como o sal.

E isso dava certo porque a pimenta conta com propriedades antibacterianas e antifúngicas que evitam a deterioração dos alimentos.

Mesmo com acesso à geladeira, hoje ainda podemos usar a pimenta para conservar por mais tempo o alimento. Após preparado, ele pode durar mais.

Ao preparar uma paleta assada com pimenta-rosa e pimenta-do-reino você pode guardar os restos para se deliciar na próxima refeição.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria