Tipos de leite: para que serve cada um e o que NÃO comprar

O leite é um alimento utilizado no preparo de diversas receitas, mas que pode ser encontrado nos supermercados em diversos tipos.

No entanto, além da variedade de tipos, existem as variedades de marcas de leite, cada um com propriedades e sabores variados.

Por isso, é muito importante que você conheça os principais tipos e as diferenças entre eles, para não errar na hora de escolher.

Tipos de leite de vaca

O leite de vaca é o tipo de leite mais consumido e comercializado no Brasil e no mundo. No entanto, existem diferentes entre os tipos de leite de vaca.

Alguns são menos calóricos do que outros, que são indicados para quem está buscando por uma alimentação menos calórica, por exemplo.

Leite integral

O leite integral é o tipo mais comum e é conhecido por seu teor de gordura mais alto em comparação com outras variedades.

Ele contém aproximadamente 3,5% de gordura e é uma fonte rica em cálcio, proteínas e outros nutrientes essenciais.

Com o leite integral, você pode preparar inúmeras receitas, como a vitamina de banana ou um purê de batatas.

Leite semidesnatado

No entanto, o leite semidesnatado contém um teor de gordura menor em comparação com o leite integral, geralmente em torno de 1% a 2%.

Ele é produzido a partir da remoção parcial da gordura do leite integral, enquanto ainda mantém a maioria dos nutrientes essenciais.

Normalmente, ele é escolhido por quem está mantendo uma dieta menos calórica.

Leite desnatado

Por fim, temos o leite desnatado que é produzido com o menor teor de gordura, ficando em torno de 0,5%.

Apesar de ter menos gordura, o leite desnatado ainda é uma boa fonte de cálcio, proteínas e outras vitaminas e minerais essenciais.

Contudo, algumas marcas investem em uma produção de leite desnatado fortificado, com mais vitaminas e minerais, tornando-o ainda mais nutritivo.

Leite sem lactose

O leite sem lactose é uma opção para pessoas que têm intolerância à lactose, que é um açúcar natural encontrado no leite.

Seu sabor é um pouco mais adocicado do que o leite tradicional, mas ele mantém as mesmas propriedades nutricionais do que os demais tipos.

Com ele, você pode preparar receitas como o bolo de leite condensado sem lactose ou crepe sem lactose.

Adicionalmente, você pode substituir o leite comum pelo leite sem lactose sem prejuízos em qualquer receita.

Principais tipos de leite vegetal

Já o leite vegetal é uma alternativa utilizada por pessoas com uma alimentação vegana ou que possui intolerância à lactose, e não se adaptou aos produtos sem lactose.

Leite de soja

O leite de soja é uma alternativa popular ao leite de vaca para pessoas que seguem dietas veganas ou têm intolerância à lactose.

Ele é rico em proteínas, vegetais, cálcio e vitaminas, e tem um sabor suave que combina bem com cereais, café e outras bebidas.

Leite de amêndoa

Por ser um leite vegetal, o preparo leva apenas amêndoas moídas e água filtrada.

E o melhor é que se não quiser a versão industrializada, você pode fazer o leite de amêndoa caseiro.

O leite de amêndoa tem um sabor levemente adocicado, e seu uso cabe em inúmeras receitas, desde smoothies até sobremesas, como o brigadeiro sem lactose.

Leite de coco

Para fazer o leite de coco, usa-se apenas a carne do coco e a água.

No entanto, assim como leite de amêndoa, você também pode preparar o leite de coco caseiro na sua casa e usar em diversas receitas.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
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