peta da vovó

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.27 (11 votes)
receita de peta simples receita de peta crocante receita de peta caseiro receita de peta assada peta de polvilho doce receita de peta tudo gostoso receita de peta de liquidificador receita de peta com 1kg de polvilho
peta da vovó simples e fácil do @tanamesa
Tempo 25m
Porção 10 porções
Nível Médio

Ama receita nordestina? A peta da vovó é uma das preferidas de muitas donas e donos de casa quando se fala de cozinhar para o lanche da tarde ou das crianças na escola. Não leva muitos ingredientes e tem um modo de preparo bem simples. Olha só!

Como fazer peta da vovó?

Ingredientes
  • Check2 xícaras de farinha de milho amarela
  • Check1 xícara de água morna
  • Check1/2 xícara de açúcar
  • Check1 pitada de sal
  • Check2 colheres de sopa de manteiga derretida (ou margarina, se preferir)
  • CheckÓleo para fritar
Modo de preparo
  • CheckColoque a farinha de milho em uma tigela e acrescente a água morna. Misture bem até a farinha absorver toda a água e ficar bem úmida.
  • CheckAcrescente o açúcar, o sal e a manteiga derretida à mistura de farinha. Mexe bem, meu amor, até formar uma massa homogênea.
  • CheckPegue pedaços da massa e faça bolinhas, depois achate-as formando discos. Se achar que a massa tá muito seca, é só adicionar um tiquinho mais de água.
  • CheckColoque o óleo numa panela e deixa esquentar bem. Pra testar, coloque um palito de fósforo no óleo: se acender rapidinho, tá no ponto.
  • CheckCom o óleo quente, coloque os discos de massa para fritar. Eles vão dourar rapidinho, viu? Fica de olho e vira pra dourar dos dois lados.
  • CheckTira as petas do óleo e coloca em um prato com papel-toalha pra tirar o excesso de gordura. E pronto, meu bem!.
Dicas

Agora é só chamar a família e os amigos pra provar essa delícia nordestina que é a peta. Pode servir com café, com um copo de leite ou até mesmo como lanchinho da tarde. Espero que você goste, viu? Beijinhos e até a próxima receita!

🙂 Um doce pro teu café da tarde: espera marido!

O que é PETA no Nordeste?

Peta, querido, é uma espécie de biscoito ou bolachinha feita geralmente de massa de milho. É muito popular aqui no Nordeste e tem gostinho de infância, sabe?

É aquele tipo de comida que faz a gente se sentir em casa, bem aconchegante. A receita varia um pouco de lugar pra lugar, mas basicamente é feita com farinha de milho, açúcar, água e um tiquinho de sal. É uma delícia!

Quanto custa um pacote de Peta?

Olha, isso varia bastante. Se for comprar num mercadinho de bairro ou numa feira, você pode encontrar pacotes por uns 3 a 5 reais. Agora, em supermercado, onde tudo costuma ser um pouquinho mais caro, talvez você pague até uns 7 reais.

Quanto pesa uma PETA?

Ah, as petas são levinhas, meu bem. Um pacote geralmente tem entre 200 e 300 gramas. É um lanche ótimo pra levar pra qualquer lugar e comer quando bater aquela fominha.

Onde vende PETA?

É fácil de achar, viu? Vende em mercadinhos, feiras livres, supermercados e até em algumas padarias que gostam de fazer um agrado regional. Se você estiver passeando pelo Nordeste, com certeza vai encontrar em lojinhas de pratos típicos.

receita de peta da vovó
receita de peta caseiro
receita de peta com 1kg de polvilho
receita de peta de liquidificador
peta de polvilho doce
receita de peta tudo gostoso
receita de peta frita
receita de peta grande de padaria
peta da vovó polvilho da @edianecomidamineira

Então, agora que você tá por dentro do que é peta da vovó, vai lá e experimenta essa delícia! Beijinhos!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
palha italiana de leite em pó tudo gostoso
grão de bico doce tudo gostoso
pudim azedinho simples fácil
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog