peta crocante

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
3 (2 votes)
receita de peta da vovó receita de peta polvilho doce peta de polvilho doce receita de peta simples receita de peta com 1kg de polvilho peta de polvilho azedo peta de tapioca receita de peta grande de padaria
peta crocante bem prática da @julianaperdomo
Tempo 30m
Porção 10 petas
Nível Médio

Que tal aprender a fazer receita de peta crocante na tua casa? Juro, é bem mais simples do que parece e esse doce é tradicional brasileiro, deixando tudo ainda mais especial. O que melhor e mais gostoso que a nossa própria cultura?

Como fazer peta crocante?

Ingredientes
  • Check2 xícaras de farinha de mandioca crua (daquela bem fininha)
  • Check1/2 xícara de água
  • Check1 colher de chá de sal
  • Check1/2 xícara de óleo ou azeite pra fritar
Modo de preparo
  • CheckPreparando a Massa: Primeiro, você vai misturar a farinha de mandioca com o sal numa tigela. Daí, você vai adicionando a água aos poucos e mexendo, até formar uma massinha que não gruda na mão. Se precisar, põe mais farinha, tá?.
  • CheckDando Forma: Agora, separa um punhado dessa massa e começa a moldar no formato que você quiser. Pode ser palito, bolinha, o que a criatividade mandar. Mas tenta fazer tudo do mesmo tamanho pra fritar por igual, hein?.
  • CheckEsquentando o óleo: Coloca o óleo na frigideira e deixa esquentar bem. Pra testar, joga um pedacinho pequeno da massa; se subir rapidinho, tá no ponto!.
  • CheckFritando a PETA: Com o óleo quente, vai colocando os pedaços de PETA pra fritar. Fica de olho e vira pra dourar dos dois lados. Quando tiver bem douradinho, tira e põe num prato com papel-toalha pra tirar o excesso de óleo.
  • CheckFinalizando: Se você quiser dar um toque especial, pode salpicar um pouquinho de sal ou tempero a gosto assim que tirar da frigideira.
Dicas

Prontinho, meu querido! Você agora tem uma PETA crocante pra comer com café, suco ou o que você quiser. Fala sério, é de lamber os beiços!

❤️ BOMBOU: espera marido

O que é PETA no Nordeste?

Ah, meu filho, então você quer saber o que é PETA no Nordeste, né? PETA é uma espécie de biscoito que faz sucesso na terra do forró e do baião. 

É feito com massa de mandioca, bastante comum nas casas de farinha por lá. É um petisco bem gostoso e tradicional, ideal pra comer com um cafezinho ou como lanche da tarde.

receita de peta simples
receita de peta crocante
receita de peta caseiro
receita de peta assada
receita de peta com 1kg de polvilho
receita de peta tudo gostoso
receita de peta de liquidificador
receita de peta com 1 ovo
peta crocante da vovó da @suliam: sensacional

Quanto custa um pacote de PETA?

Olha, o preço de um pacote de PETA pode variar, viu? Dependendo do lugar, você encontra pacotinhos por uns 2 ou 3 reais, mas se for aquela PETA mais gourmet, sabe? 

Aí pode chegar a custar um pouquinho mais. Mas, de maneira geral, é um lanchinho bem em conta.

Qual é a origem da PETA?

A origem da PETA é bem nordestina mesmo, querido. Surgiu lá nas casas de farinha, como um jeito de aproveitar o que sobrava da mandioca. 

A receita é simples: mandioca, sal e água. Com o tempo, as pessoas foram inovando, adicionando temperos e tal, mas a base é essa aí.

Onde comprar PETA?

Para comprar PETA, o melhor lugar é no Nordeste, claro! Mas se você não tá podendo viajar agora, dá pra encontrar em mercados que vendem produtos nordestinos em outras partes do Brasil. 

Algumas feiras livres e até lojas online também oferecem. É só dar uma pesquisada que você acha, viu?

Espero ter esclarecido suas dúvidas, meu bem! Se tiver mais alguma coisa, é só perguntar.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
pudim de paçoca tudo gostoso receita fácil cremosa
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog