Pamonha mineira

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
3.75 (4 votes)
pamonha mineira
pamonha mineira simples e fácil @receitasdadamy
Tempo 1h
Porção 40 unidades
Nível Fácil

Hoje eu vou te mostrar como fazer uma deliciosa receita de pamonha mineira que fica deliciosa e vale super a pena provar! Eu adoro tanto o gostinho dos pratos de minas que, apesar de ser catarinense, não vou mentir: sou viciada! 🤤 Bora lá!

Como fazer pamonha mineira?

Ingredientes
  • Check50 espigas de milho fresco
  • Check750 ml de óleo de soja ou banha de porco (deixa mais cremoso)
  • Check1 kg de açúcar
  • Check1 kg de queijo minas picado em cubos ou queijo coalho
  • Check1 colher de sal
Modo de preparo
  • CheckBata o milho no moedor ou liquidificador, leve tudo para a vasilha e adicione o óleo, açúcar e sal, incorpore e bata novamente aos poucos, misture com o queijo minas ou coalho em cubos.
  • CheckColoque a massa dentro da palha e leve para escaldar por 1h a 2h em água quente no fogão à lenha.
  • CheckDepois é só servir.
Dicas

Se quiser, pode colocar um pedaço inteiro de queijo em vez de cubos, para servir de recheio. Fazer no fogão à lenha dará um gostinho ainda mais especial para seu prato.

 

PAMONHA MOLINHA FÁCIL

Por que pamonha chama pamonha?

Ah, minha querida, o nome “pamonha” é uma herança das línguas indígenas que influenciaram nossa cultura. A palavra “pamonha” tem origem no tupi-guarani, mais especificamente no termo “pamonha’ya”, que significa “algo embrulhado”.

 E não é que faz todo sentido? Afinal, a pamonha é feita com uma massa de milho envolta em uma palha de milho, formando um embrulho delicioso.

Qual é a pamonha mais famosa do Brasil?

É difícil dizer qual é a pamonha mais famosa, pois cada região tem suas versões e sabores únicos. Mas se tem uma pamonha que faz sucesso em todo o Brasil, é a pamonha de Piracicaba, lá em São Paulo. 

Ela é conhecida por ser bem cremosa e saborosa, com um equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado. É de dar água na boca!

É saudável comer pamonha?

A pamonha é uma delícia, mas como tudo na vida, deve ser consumida com moderação. A pamonha é rica em carboidratos e pode conter açúcar ou gordura, dependendo da versão. Lembro você de que o equilíbrio é a chave. 

pamonha mineira tradicional recheada com goiabada e queijo
pamonha mineira tradicional recheada com goiabada e queijo @alessandrodutranascimento

Se estiver em uma alimentação saudável e equilibrada, pode aproveitar uma pamonha de vez em quando sem culpa. Mas se estiver preocupada com a saúde ou com restrições alimentares, é bom consultar um profissional para adaptar a pamonha à sua dieta.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Baião de Dois de pobre @tanamesa
Banana da terra caramelizada @tanamesa
acarajé assado
Tanajura tudo gostoso
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog