extrato de baunilha caseiro

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
extrato de baunilha caseiro tudo gostoso ana maria
extrato de baunilha caseiro @pilotandofogao
Tempo 45m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita fácil de extrato de baunilha caseiro com o melhor sabor do mundo! Vou te ensinar a como preparar de forma simples e prática para usar nas suas sobremesas e bolos. Dessa forma, nunca mais gastará com as versões de supermercados. 

Como fazer extrato de baunilha caseiro?

Ingredientes
  • Check5 a 6 favas de baunilha
  • Check1 xícara (250 ml) de vodka (pode usar outro álcool neutro, como rum ou cachaça, mas a vodka é a mais comum por ter um sabor mais neutro)
Modo de preparo
  • CheckComece por cortar as favas de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, deixando uma das extremidades intacta. Isso ajuda a expor as sementes, que são repletas de sabor.
  • CheckColoque as favas cortadas em um frasco de vidro limpo e seco com tampa hermética.
  • CheckDespeje a vodka sobre as favas, garantindo que estejam totalmente submersas.
  • CheckFeche bem o frasco e agite levemente.
  • CheckGuarde o frasco em um local fresco e escuro por, pelo menos, 8 semanas. Quanto mais tempo ficar, mais intenso será o sabor. Eu gosto de agitar o frasco uma ou duas vezes por semana para ajudar no processo.
  • CheckApós o tempo de maceração, você terá um extrato de baunilha escuro e aromático, pronto para usar. Pode coar para remover as favas ou deixá-las no frasco para um sabor ainda mais intenso.
Dicas

Essa receita rende um extrato de baunilha com um sabor incomparável aos industrializados. Vale a pena o tempo de espera! E ainda, conforme vou usando, gosto de adicionar mais vodka e, ocasionalmente, uma fava fresca, para manter o frasco sempre cheio.

❤️‍🔥 IMPOSSÍVEL DIZER NÃO: creme de baunilha

Como é extraído o extrato de baunilha?

A extração do extrato de baunilha é um processo bem artesanal e simples. Basicamente, utiliza-se as favas de baunilha, que são colocadas em um frasco e cobertas com álcool, geralmente vodka, por ser mais neutra. 

O frasco é então fechado e deixado em um lugar escuro por vários meses. Durante esse período, o álcool extrai os sabores da baunilha, resultando em um líquido aromático e saboroso que usamos nas receitas.

Receitas com extrato de baunilha caseiro

Olha só algumas receitas para usar extrato de baunilha caseiro. 

Qual a diferença do extrato de baunilha para a essência de baunilha?

O extrato de baunilha é totalmente natural, obtido a partir das favas da baunilha, como mencionei. Enquanto isso, essência de baunilha é uma versão sintética, produzida em laboratório para imitar o sabor da baunilha.

extrato de baunilha caseiro simples vovó palmirinha
extrato de baunilha caseiro do @dommanjericao

 Embora a essência seja mais barata e mais facilmente encontrada, o extrato possui um sabor mais profundo e autêntico. Sempre que posso, opto pelo extrato em minhas receitas para obter aquele gostinho caseiro especial!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Doces e Sobremesas Pavê de coco com chocolate: famoso por ganhar os sogros
Tempo 30m
Porção 8 Pavê de coco com chocolate
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog