Cuscuz de tapioca

Sending
User Review
0 (0 votes)
Tempo 30m
Porção 8 Porções
Nível Fácil

O cuscuz de tapioca é um clássico nordestino, apreciado em diversas refeições, como no café da manhã, café da tarde e também como sobremesa após almoço ou jantar. Em ocasiões especiais, o cuscuz branco, como também é conhecido, também se faz presente. Ou seja, o cuscuz de tapioca é uma verdadeira paixão entre o povo do Nordeste!

Essa delícia geralmente é acompanhada de coco ralado e leite condensado. Servido geladinho, fica difícil resistir! O doce é bem popular nas ruas do Rio de Janeiro, sendo vendido por ambulantes. 

Para essa receita, usaremos a tapioca granulada, que é diferente da tapioca utilizada para lanches, pois ela é mais voltada para o preparo de bolos. É muito importante se atentar a esse detalhe, se não, seu cuscuz ficará muito mole.

A receita de cuscuz de tapioca geralmente leva leite, e dura cerca de 5 dias na geladeira. Caso deseje que a receita dure mais tempo, você poderá usar apenas a metade da medida de leite e substituir a outra metade por água.

Como fazer cuscuz de tapioca

Cuscuz de tapioca – Imagem Sabor na Mesa

Ingredientes
  • Check500 g de tapioca granulada
  • Check1,5 litro de leite em temperatura ambiente
  • Check2 xícaras (chá) de açúcar
  • Check1 vidro de leite de coco (200 ml)
Modo de preparo
  • CheckEm um refratário, misture o açúcar com a tapioca granulada e mexa de forma que ambos os ingredientes fiquem uniformes para garantir que o cuscuz fique adoçado por igual.
  • CheckEm seguida, acrescente o leite de coco e o leite integral e misture bem.
  • CheckEm seguida, deixe o cuscuz descansando por 5 minutos.
  • CheckA seguir, mexa novamente a massa, e assim sucessivamente, até que a sua textura tenha engrossado e o líquido na superfície tenha sido absorvido por completo. Isso deverá levar uns 15 minutos.
  • CheckCubra o refratário com filme plástico e leve à geladeira por 5 horas.
Dicas

Se desejar, após o cuscuz ficar pronto, adicione coco ralado e leite condensado a gosto. Você poderá polvilhar o coco ainda na travessa. Já em relação ao leite condensado, é mais recomendado acrescentar na hora de servir.

Você vai adorar nossas receitas!
Doces e Sobremesas Muffin de maçã
Tempo 55m
Porção 9 Porções
Doces e Sobremesas Bolo de caneca vegano
Tempo 3m
Porção 1 Porção
Bolos e Tortas Brownie com castanha de caju
Tempo 50m
Porção 6 Porções
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog