Bolo preto nordestino

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (2 votes)
massa de bolo preto bolo preto de chocolate bolo preto de natal bolo preto junino bolo pé de moleque nordestino receita de bolo de rapadura preta bolo preto pé de moleque bolo nordestino
Bolo preto nordestino com massa que derrete na boca @cozinhandocomasu
Tempo 50m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Um prato típico para brilhar os teus olhos de brasileiro! Hoje eu trouxe uma receita de bolo preto nordestino que fica bem fofinho e o modo de preparo é uma das coisas mais simples e práticas da vida. Prometo! É de pedir bis umas cinco vezes! 

Como fazer bolo preto nordestino?

Ingredientes
  • Check2 xícaras de açúcar mascavo
  • Check1 xícara de manteiga do sertão (ou manteiga da terra, como costumamos chamar)
  • Check4 ovos caipiras bem bonitos
  • Check2 xícaras de farinha de trigo
  • Check1 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)
  • Check1 xícara de café preto coado bem forte
  • Check1 colher de sopa de fermento em pó
  • Check1 pitada de sal
Modo de preparo
  • CheckPrimeiro, um bom café: Vai fazer o café pra usar na receita, mas faz um pouco a mais e toma uma xícara, que ninguém é de ferro, né.
  • CheckMão na massa: Começa batendo bem a manteiga com o açúcar mascavo até virar um creme bem bonito. Pode ser na mão ou na batedeira, como preferir.
  • CheckOvos: Junte os ovos um por um, batendo bem após cada adição. Isso é o segredo pra massa ficar bem aerada.
  • CheckChocolate e café: Agora, coloca o chocolate em pó e mistura bem. Depois, vai adicionando o café aos poucos, sempre mexendo.
  • CheckFarinha e fermento: Peneira a farinha e o fermento e vai juntando à massa. Adiciona também aquela pitadinha de sal.
  • CheckForno e forma: Preaquece o forno a uns 180°C. Unta uma forma redonda com manteiga e farinha. Despeja a massa nela.
  • CheckHora de assar: Coloca no forno e deixa lá por uns 35 a 40 minutos. Mas ó, faz o teste do palito, tá? Se sair limpinho, tá pronto.
  • CheckFinalização: Depois de assado, deixa esfriar um tiquinho antes de desenformar.
Dicas

Prontinho, meu bem! Agora é só chamar a família, fazer um cafezinho bem quentinho e aproveitar esse bolo preto típico do nosso querido nordeste. Bom apetite!

BOLO DE MILHO COM DOCE DE LEITE BEM TÍPICO 🤤

Qual é a origem do bolo Pé-de-moleque?

Olha, meu bem, o bolo pé-de-moleque tem suas raízes lá no nordeste do Brasil, viu? A história é meio nebulosa, mas muitos dizem que a receita original foi inspirada na famosa guloseima feita com amendoim e rapadura

bolo de chocolate bem preto e fofinho bolo de chocolate preto de liquidificador bolo de chocolate bem preto tudo gostoso bolo de chocolate bem escuro com nescau como deixar a massa do bolo de chocolate bem escuro bicarbonato deixa o bolo de chocolate mais escuro massa de bolo de chocolate bolo dark profissional
Bolo preto nordestino tradicional do @dicasrapidas

Acredita-se que os escravos tinham um papel fundamental na criação desse quitute. O nome “Pé-de-moleque” se refere à textura rústica e quebradiça do doce, parecida com a sola de um sapato de criança que corre descalça por aí. 

Um bolo de história e sabor, não é mesmo?

Por que o pé de moça tem esse nome?

Ai, que nome engraçado, né? O Pé de Moça é basicamente uma versão mais suave e delicada do nosso amado Pé de Moleque. O que diferencia é que o Pé de Moça leva leite condensado, tornando-o mais macio e docinho. 

O nome, imagino eu, vem justamente dessa textura mais “molinha”, que lembra um pé mais delicado, como o de uma moça. Bem criativo, né?

Por que se chama pé de moleque?

Vai me dizer que nunca imaginou o motivo desse nome tão peculiar? Então, a teoria mais popular diz que o nome “Pé de Moleque” veio da aparência do doce: rústico, irregular, como se fosse um chão de terra batida, onde os moleques descalços gostavam de brincar. 

Também tem quem diga que era o doce preferido dos moleques de rua antigamente. De uma forma ou de outra, o nome pegou e, até hoje, essa delícia de amendoim é um sucesso. E aí, bora fazer um?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Bolos e Tortas Vamos de bolo de fubá com queijo ralado
Tempo 1h
Porção 12 bolo de fubá com queijo ralado
Bolo de cuscuz para quem ama o amarelinho sucesso dos brasileiros @receitaspraticasdamari
Maravilhoso bolo de banana de liquidificador prático pra fazer com poucos ingredientes
Bolo sem Leite - Imagem por Dicas de Mulher
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog