Receita de bolo de caneca de chocolate (sem transbordar ou ficar seco)

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
4.75 (4 votes)
Porção 1 Porção
Nível Fácil

Bendito seja o chocolate, não é mesmo? Ele é um ótimo mecanismo para aliviar o estresse e trazer maior bem-estar para quem deseja relaxar, já que ele estimula a liberação da serotonina no organismo, hormônio ligado à sensação de prazer. Sendo assim, que tal uma receita de bolo de caneca de chocolate superprático?

Como fazer o bolo de caneca de chocolate

Ingredientes
  • Check3 colheres (de sopa) farinha de trigo ou farinha de aveia
  • Check2 colheres (de sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
  • Check5 colheres (de sopa) de leite com ou sem lactose
  • Check1 colher (de sopa) de óleo, azeite ou manteiga derretida no micro-ondas
  • Check1/2 colher (de sopa) fermento em pó
  • Check1 e 1/2 colher (de sopa) de açúcar ou adoçante culinário em pó (caso utilize achocolatado e não quiser que fique muito doce, pode pular essa etapa)
Modo de preparo
  • CheckMisture todos os ingredientes numa caneca com um garfo até ficar numa textura homogênea..
  • CheckEm seguida, coloque no micro-ondas por 4 minutos em potência alta..
  • CheckO tempo de cozimento poderá variar para mais ou para menos de acordo com a potência do seu aparelho, por isso, fique atento e faça pausas de minuto a minuto para o bolo não queimar..
  • CheckEssa receita, além de rápida, ainda tem um adicional: não leva ovo. Sabemos que muitas pessoas podem não ser fãs desse ingrediente, ou até mesmo serem alérgicas, o que é comum principalmente em crianças. Logo, essa receita é ideal para a criançada comer à vontade. Caso você não tenha ovo na sua geladeira, essa receita se torna ainda mais perfeita.
  • CheckAo contrário de algumas receitas que levam ovo, esse bolo de caneca de chocolate não fica nada esponjoso, mas sim superleve e fofinho. Ou seja, as chances de dar errado são praticamente nulas. Por isso, não perca mais tempo e faça agora mesmo essa delícia.
Dicas

Como o bolo não leva ovo, ele poderá endurecer depois de frio. Se for o caso, leve ao micro-ondas novamente para amornar.

👏 TRADICIONAL: bolo de chocolate da vovó

Por que o bolo de caneca transborda no microondas?

O bolo de caneca é uma sobremesa prática e rápida, preparada diretamente em uma caneca e cozida no microondas. No entanto, é comum que, durante o cozimento, o bolo transborde, criando uma bagunça. Isso acontece principalmente devido à rápida expansão dos ingredientes ao serem aquecidos. 

Os agentes levedantes, como o fermento em pó ou bicarbonato de sódio, reagem ao calor e à umidade, liberando gás e fazendo a massa crescer rapidamente. 

bolo de caneca de chocolate  simples fácil
bolo de caneca de chocolate @mundoreceitasblog

Se a caneca estiver muito cheia ou se a quantidade de agente levedante for excessiva, não haverá espaço suficiente para a expansão, resultando no transbordamento do bolo.

Para evitar que o bolo de caneca transborde, é importante usar uma caneca suficientemente grande, deixando pelo menos um terço dela vazia para permitir a expansão do bolo. 

Além disso, ajustar as proporções dos ingredientes, especialmente o agente levedante, pode ajudar a controlar o crescimento do bolo dentro da caneca durante o cozimento no microondas. Essas precauções simples podem garantir um bolo de caneca delicioso e sem bagunça.

Mais alguma dúvida de como preparar bolo de caneca de chocolate?

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
sobremesa com pedaços de morango
sobremesa com Bis tudo gostoso
Bolos e Tortas Vamos de bolo de fubá com queijo ralado
Tempo 1h
Porção 12 bolo de fubá com queijo ralado
Bolo de cuscuz para quem ama o amarelinho sucesso dos brasileiros @receitaspraticasdamari
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog