Professor ensina como fazer ventilador se transformar em ar condicionado caseiro

ar condicionado caseiro
Olha essa dica que achamos no YouTube

Nas últimas semanas viralizou no TikTok um vídeo em que um professor ensina métodos de como fazer um ar condicionado caseiro.

O vídeo repercutiu muito. Especialmente porque o Brasil todo enfrenta altas temperaturas, o que fez com que diversas pessoas buscassem alternativas para refrescar seus lares.

Essas alternativas incluem desde receitas para dias quentes até as famosas “gambiarras” que são paixão dos brasileiros, tal como o ar condicionado feito de ventilador.

Como transformar um ventilador em ar condicionado caseiro?

ar condicionado caseiro
Teste essa dica que achamos no YouTube na sua casa

Para isso, são necessários alguns materiais. Eles incluem: duas garrafas pet de 2 litros, uma caixa de isopor, 2 pedaços de tubo de plástico e gelo.

Corte a parte superior das garrafas, acima da linha do rótulo, fazendo 2 cones. Depois, faça um furo em cada lateral da caixa de isopor e passe os pedaços de cano.

Una os cones aos tubos pela parte menor. Encaixe a parte maior de um cone na parte dianteira da grade do ventilador e a de outro na parte de trás.

Encha a caixa de isopor de gelo, feche-a com a tampa e depois ligue o ventilador. De acordo com a técnica, isso poderá baixar a temperatura do ambiente.

É seguro fazer um ar condicionado caseiro?

ar condicionado caseiro
Faça seu próprio ar condicionado caseiro – como nessa dica do YouTube

Existem divergências em relação a isso. Enquanto alguns levantam ressalvas quanto à possibilidade do contato do motor com umidade, outros afirmam que isso não ocorre.

Além disso, a técnica também não é aceita por todos. Alguns internautas comentam que fizeram os testes e que eles deram certo, enquanto outros dizem que não tiveram sucesso.

Caso você resolva testar a técnica, certifique-se de unir o cone traseiro em local da grade que fique mais afastado do motor. Além disso, faça a limpeza do ventilador!

Igualmente, fixe os cones que estão ligados aos canos de maneira firme. Assim, você evita que a água vaze e entre em contato com

Como refrescar o ambiente?

Além da técnica de fazer um ar condicionado caseiro, existem outras dicas que são úteis na hora de refrescar o ambiente.

Por exemplo, apostar em cortinas, como blackout, é uma boa opção. Elas conseguem evitar o contato direto dos raios solares com o ambiente.

Além disso, você pode deixar uma tigela com água e gelo em frente ao ventilador. Outra opção é espalhar tigelas com o mesmo conteúdo pelo ambiente.

Busque desligar aparelhos eletrônicos que emitem calor enquanto não estiverem em uso. Também, aposte na presença de plantas, que ajudam a deixar o ambiente mais leve.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
farofa de amendoim crocante prática receita gourmet
churros recheado com doce de leite fácil de feira
receita fácil de canjica
Receitas de Festa Junina Aprendendo a fazer canjica salgada com calabresa
Tempo 2h
Porção 6 canjica salgada com calabresa