Doce de caramelo

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
Doce de caramelo tudo gostoso simples fáicl
Doce de caramelo do @ninapik
Tempo 56m
Porção 10 porções
Nível Fácil

Receita de doce de caramelo com 3 ingredientes que foi a minha sobremesa do final de semana todo e não enjoei. Estou viciada no sabor e nunca pensei que fazer essa sobremesa fosse tão fácil

Só tenho a agradecer ao canal Demira Cooking que ensinou. 

Como fazer doce de caramelo?

Ingredientes
  • Check200 gramas de açúcar
  • Check100 ml de chantilly
  • Check20 gramas de manteiga
Modo de preparo
  • CheckDourando o açúcar: Pega uma panela de fundo grosso, viu? Coloca os 200 gramas de açúcar lá dentro e leva ao fogo médio. O segredo é não mexer com a colher, só vai balançando a panela de vez em quando pra o açúcar não queimar. Ele vai começar a derreter e ficar com uma cor de ouro velho, uma beleza.
  • CheckAdicionando o chantilly: Quando o açúcar tiver todo derretido e com cor de caramelo, abaixa o fogo e acrescenta os 100 ml de chantilly bem devagarinho, mexendo sempre. Cuidado nessa hora, porque o negócio é quente e pode espirrar.
  • CheckPonha a manteiga: Agora é hora de colocar os 20 gramas de manteiga. Isso vai dar um brilho e uma maciez que só vendo! Mexe até ela derreter toda e incorporar no caramelo.
  • CheckCozinhe até engrossar: Deixa essa mistura no fogo baixinho, mexendo de vez em quando, até ela começar a engrossar. Isso deve levar uns minutos. Você vai ver que vai ficar um caramelo grosso e lisinho.
  • CheckResfriando: Tira do fogo e deixa esfriar um pouquinho antes de usar. Se for rechear bolo ou outra sobremesa, espera esfriar completamente.
Dicas

E prontinho! Você tem um doce de caramelo caseiro e delicioso. Isso aqui vai bem com tudo, viu? Com bolo, sorvete, ou até de colher, direto da panela (mas não conta pra ninguém que eu faço isso!). Ah, e se sobrar, coloca num potinho de vidro e guarda na geladeira. Mas duvido que vá sobrar... Aqui em casa, nunca sobra!

❤️ MELHOR QUE DE PADARIA: caramelo salgado crocante

Caramelo com leite

Olha, fazer caramelo com leite é uma coisa que aprendi com minha avó. Você começa com o açúcar na panela até ele derreter e ficar com uma cor de âmbar. 

Aí com muito cuidado, porque pode espirrar, adiciona o leite aos poucos. O leite dá uma suavizada, fica menos doce que só o açúcar puro e mais cremoso também. É bom pra regar sobre pudim ou bolos.

Receita de caramelo cremoso para recheio

Para o caramelo cremoso de recheio, eu uso leite, açúcar e um tiquinho de manteiga. Quando o açúcar derrete e fica dourado, coloco o leite e mexo sem parar, depois a manteiga pra dar brilho. 

Doce de caramelo  simples e fácil do daninode ana maria braga
Doce de caramelo simples e fácil do @daninode

No fim, às vezes, uma pitadinha de sal pra quebrar o doce, fica divino!

Caramelo com leite condensado

Fazer caramelo com leite condensado é bem mais fácil do que parece. 

Tem quem cozinhe a lata fechada na panela de pressão, mas eu prefiro o método mais seguro: coloco o leite condensado numa panela, ligo o fogo baixinho e mexo até engrossar e mudar de cor. Fica uma delícia e é ótimo para recheios e coberturas!

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Doces e Sobremesas Pavê de coco com chocolate: famoso por ganhar os sogros
Tempo 30m
Porção 8 Pavê de coco com chocolate
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog