Bolo de Bergamota

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
5 (1 vote)
Bolo de bergamota tudo gostoso ana maria
Bolo de bergamota @pimentadoce
Tempo 45m
Porção 10 porções
Nível Fácil

A receita de bolo de bergamota é uma opção de bolo caseiro simples e rápido de fazer.

A receita é ainda mais comum no sul e sudeste do Brasil, no inverno, época de amadurecimento das bergamotas, tangerinas e mexericas.

Inclusive, no modo de preparo do bolo, pode usar essas outras versões. Só se atente para o tamanho equivalente. Por exemplo, a bergamota, costuma ser maior e mais doce do que a mexerica.

Como fazer bolo de bergamota?

 

Ingredientes
  • Check2 bergamotas inteiras (sem sementes e bem lavadas)
  • Check3 ovos
  • Check1 xícara de óleo
  • Check1 e 1/2 xícaras de açúcar
  • Check2 xícaras de farinha de trigo
  • Check1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
  • CheckPrimeiro passo: Pré-aqueça o forno a 180°C. Enquanto ele esquenta, pegue uma forma média, unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Esse truquezinho evita que o bolo grude.
  • CheckPreparando a estrela do bolo: No liquidificador, coloque as bergamotas inteiras (sim, com casca e tudo! Só retire as sementes) e triture bem até formar um purê.
  • CheckAdicionando os líquidos: Acrescente os ovos e o óleo e bata bem até tudo ficar homogêneo.
  • CheckMisturando os secos: Em uma tigela à parte, misture a farinha de trigo com o açúcar. Vá adicionando essa mistura seca ao liquidificador, aos poucos, batendo sempre para incorporar.
  • CheckO toque final: Quando a massa estiver bem lisa, acrescente o fermento e pulse algumas vezes só para misturar. Não bata demais.
  • CheckAssando: Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito: se sair limpinho, tá pronto.
  • CheckEsperando esfriar (a parte mais difícil!): Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouquinho na forma. Só então, desenforme e coloque em uma travessa.
Dicas

Aí está, querida! Um bolo de bergamota inteira feito no liquidificador, super fácil e delicioso. Fica incrível com um cafezinho fresco no final da tarde. Aproveite!

Bolo de bergamota com casca no liquidificador

 A casca da bergamota confere uma textura e sabor cítricos acentuados ao bolo. Ao usar o liquidificador, a casca se mistura perfeitamente à massa, resultando em um bolo aromático e saboroso.

Conheça outras dicas de preparo de bolos caseiros.

Bolo de bergamota inteira

Nesta variação, a bergamota inteira (sem sementes) é usada na receita, geralmente triturada no liquidificador ou processador. 

O bolo fica com um sabor intensamente cítrico e uma textura incrivelmente macia. É uma forma de aproveitar toda a fruta, reduzindo o desperdício.

Bolo de bergamota sem ovo

Para quem tem restrições ao ovo ou segue uma dieta vegana, é possível preparar o bolo de bergamota sem essa iguaria. 

Bolo de bergamota fofinho de liquidificador úmido
Bolo de bergamota @bysl

Substitutos comuns incluem purê de banana, linhaça ou fermento químico. Embora a textura possa variar ligeiramente, o sabor cítrico da bergamota continua sendo o destaque principal.

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Bolos e Tortas Bolo de mirtilo com cobertura de limão: experimente o sabor dos estados unidos
Tempo 35m
Porção 10 Bolo de Mirtilo com Cobertura de Limão
Bolos e Tortas Bolo de cenoura de massa pronta é prático demais
Tempo 30m
Porção 10 Bolo de cenoura de massa pronta é prático demais
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog