Truque para plantar quiabo em casa e nunca ficar sem

plantar quiabo em casa

Plantar quiabo em casa pode ser mais simples do que você imagina, ele não é uma planta que requer muitos cuidados.

Ela não é exigente em relação à iluminação solar e nem quanto à irrigação. Dessa forma, é uma excelente alternativa para quem está iniciando com cuidados com as plantas.

Veja como plantar em casa e tenha sempre à disposição!

Como plantar quiabo em casa?

O quiabo é uma planta de fácil cuidado, ela pode ser plantada em vaso ou em canteiro. É possível o cultivo da planta em apartamento ou em casa.

No entanto, para isso é necessário contar com alguns truques, que você vai conhecer aqui com a gente.

Coloque as sementes de molho

O primeiro passo é colocar as sementes do quiabo em uma vasilha com água por 24h. Dessa forma, você consegue hidratar a semente, facilitando e agilizando o processo de germinação.

No entanto, caso esse processo não seja feito, a germinação pode demorar de 2 a 4 semanas.

Faça uma muda em um vaso menor

Plante as sementes em um vaso pequeno com substrato adequado, bem adubado e irrigado, para que seja possível formar uma muda.

No processo de germinação, mantenha a terra úmida, porém sem deixá-la encharcada.

Por fim, feche o topo do vaso com filme plástico, mas faça furinhos para a respiração da planta. Dessa forma, o solo estará sempre úmido.

Não esqueça de quando a planta começar a germinar, retire o plástico, para que ela possa continuar se desenvolvendo.

Transplante a muda para um vaso maior

Com a muda feita, está na hora de trocar o vaso, fazendo o transplante da muda para um vaso mais profundo e mais espaçoso.

Para isso, escolha um vaso com furos no fundo, para evitar o acúmulo de água no solo, impedindo o crescimento saudável do seu quiabo.

Ao preparar o solo no vaso maior, adicione uma camada com pedras, pedacinhos de madeira e/ou isopor no fundo, para evitar a terra saia pelos furos do fundo.

Use adubo orgânico e natural

Prepare um adubo natural e orgânico para colocar no fundo do vaso, e depois coloque mais um pouco de terra, para transplantar sua mudinha para o vaso definitivo.

Após colocar a planta no vaso novo, complete o vaso com terra, e pode acrescentar um pouco de húmus para dar mais força para o seu crescimento.

Quando começo a colher quiabo após plantar em casa?

Se você fez o processo de muda e plantio nos períodos mais quentes do ano, a expectativa que ela comece a dar os primeiros quiabos com 60 a 75 dias.

Contudo, se iniciou o processo de plantio na época do frio, a colheita pode demorar até 100 dias até colher o primeiro quiabo.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria