Fermento vencido cresce bolo? 4 razões para NÃO usar

não usar fermento vencido
Saiba como identificar o fermento vencido

Utilizar ou não usar o fermento vencido? Muitas vezes ignoramos as datas de validades de produtos, especialmente quando percebemos o vencimento em meio à receita.

Contudo, saiba que isso pode prejudicar não apenas a qualidade do seu pão caseiro ou da sua massa de bolo caseiro, mas de outras receitas que levam o produto.

O fermento vencido também oferece outros prejuízos que você pode arcar ao encará-lo. Por isso, evite-o e, se necessário, recorra ao fermento natural caseiro.

1.Perda da potência de fermentação

não usar fermento vencido
Saiba como identificar o fermento vencido como nessa foto do Facebook

Um dos motivos para não usar fermento vencido é que sua capacidade de produzir dióxido de carbono, responsável por fazer as massas crescer, é significativamente reduzida.

Isso pode resultar em uma massa que não se expande adequadamente durante o processo de cozimento. Ou seja: bolos e pães solados e com o gosto comprometido.

Desse modo, usar o fermento vencido nada mais seria do que um desperdício de todos os demais itens aplicados na receita.

2.Sabor desagradável

O fermento vencido tende a desenvolver um sabor desagradável e amargo. Ele, por sua vez, é repassado à receita.

Por isso, não usar fermento vencido é uma maneira de garantir que seus bolos, tortas e pães tenham o sabor adequado.

Dessa forma, a sua massa de pizza caseira não terá um sabor agradável!

3.Textura

O fermento atua não apenas no crescimento, mas também na textura das massas em que é aplicado.

Quando está vencido, ele tende a não fornecer a estrutura desejada à massa. Isso resulta em uma textura final que não é tão leve e fofa quanto deveria ser.

Dessa forma, o seu bolo de laranja não terá a textura esperada, ou seja, não estará fofinho e derretendo na boca. Ou o seu pão, não estará do jeito que deveria.

4.Risco à saúde

O fermento é um organismo vivo. Com o tempo, pode se deteriorar e desenvolver microrganismos indesejados.

Neste sentido, o uso de fermento vencido pode aumentar o risco de contaminação e causar problemas de saúde, como intoxicações.

Portanto, busque sempre observar as datas de validade dos produtos. Isso garante sua segurança alimentar. Caso não tenha informação delas, use truques que atestam a validade.

Como saber se o fermento está vencido?

não usar fermento vencido
Veja essa dica do YouTube sobre fermento vencido

Você não deve usar o fermento vencido por diversas razões. Por isso, é importante saber como descobrir se ele ainda está apto ao uso.

Uma das maneiras, é claro, é conferir a data de validade na embalagem. Contudo, caso tenha se apagado ou esteja em um recipiente que não o original, há outras formas.

A principal é adicionar uma colher de chá de fermento químico em um recipiente.  Em seguida, adicione ½ xícara de chá de água quente sobre ele.

Se o fermento borbulhar, isso significa que ele ainda está bom para o uso. Em caso contrário, perdeu o poder de fermentação e deve ser jogado fora.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria