Melhores tipos de panelas para a saúde: pedra, ferro ou inox?

melhores tipos de panelas
Foto do YouTube com diversos tipos de panelas

Escolher os melhores tipos de panelas é essencial para que seus alimentos sejam preparados em segurança.

O tipo de panela faz toda a diferença tanto no sabor das suas receitas quanto na conservação dos nutrientes dos alimentos.

Por isso, saber quais são as melhores opções do mercado e investir em um jogo de panelas de qualidade é crucial para fazer suas receitinhas.

Quais são os benefícios de usar panela de pedra?

melhores tipos de panelas
Olha essa panela que achamos no YouTube

A panela de pedra apresenta uma série de vantagens no preparo de alimentos e, por isso, é considerada como um dos melhores tipos deste recipiente.

Ela permite uma distribuição uniforme do calor, que permite que os alimentos cozinhem de forma uniforme durante o preparo.

Além disso, têm alta resistência às altas temperaturas, bem como aos arranhões. Por isso, não permite a proliferação de microrganismos ou o acúmulo de sujeiras.

Ainda, este tipo de panela também se destaca como um dos melhores porque não libera substâncias tóxicas, diferentemente de outros materiais.

Quais são as vantagens da panela de ferro?

Muitos também consideram que a panela de ferro está entre as melhores para cozinhar. Assim como o modelo de pedra, ela também tem alta resistência ao calor.

Retém calor, de modo que auxilia a acelerar o preparo dos alimentos e a prepará-los de maneira uniforme.

Além disso, auxilia a aumentar o teor de ferro nos alimentos. Isso é interessante para garantir o consumo ideal deste nutriente tão importante ao organismo.

Outro ponto de destaque das panelas de ferro corresponde à sua alta resistência tanto aos choques quanto ao tempo. Elas podem durar décadas.

Você pode preparar vários tipos de receitas, como peixes (assados, fritos, ensopados) ou outro tipo de carne. Uma boa opção é o guisado de peixe.

É seguro usar panela de inox?

Sim, é seguro, mas desde que você utilize um inox de boa qualidade. Ao escolher, dê preferência para panelas com a indicação “Inox 18/10”.

Elas são menos propensas a liberar substâncias tóxicas durante o preparo dos alimentos, o que é essencial para a sua saúde alimentar.

É importante ter cuidado ao manusear este tipo de recipiente. Arranhões podem fazer com que ele libere metais na comida. Ou seja, pode causar intoxicações.

Ela é ideal para preparos como sopas, molhos e caldos, que são receitas que necessitam de um cozimento rápido e uma boa concentração de calor.

Qual é o melhor tipo de panela para a saúde?

melhores tipos de panelas
Veja essa panela do YouTube

Tanto a panela de ferro quanto a de pedra ou de inox podem ser interessantes para o preparo das suas refeições. Basta ter o cuidado certo ao manusear cada tipo.

Além destes três tipos, saiba que muitos consideram que as panelas de vidro e de cerâmica são as melhores para a saúde.

Essa escolha geralmente se dá pelo fato de que não deixam resíduos de metais nos alimentos e também não permitem o surgimento de arranhões e fissuras.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Panqueca de frango low carb que é o melhor tudo gostoso
sobremesa com pedaços de morango
creme de inhame que ajuda no colesterol simples fácil
merluza cozida com batatas ana maria
Faça essa receita de merluza cozida com batatas
Tempo 1h17m
Porção 4 Porções