Qual é o melhor café do Brasil: veja lista de marcas

melhor café do brasil
Foto do Facebook com um dos melhores cafés do Brasil servido na xícara

Determinar qual é o melhor café do Brasil é um desafio e tanto. Afinal, o país tem um alto cultivo dos grãos que dão origem à bebida queridinha do brasileiro.

Existem diversos tipos de grãos, de formas de cultivo e até mesmo de oferecimento dos produtos, que podem ser comercializados em grãos, em pó ou em cápsulas.

Cada um deles permite a produção de receitas de café saborosas para começar o dia ou para aquele shot de energia em meio aos compromissos.

Qual é considerado o melhor café do Brasil?

melhor café do brasil
Foto do Facebook da marca Órfeu – premiada pelo melhor café do Brasil

Em 2023, o café Geisha da Fazenda Rainha, de São Sebastião da Grama, do grupo Órfeu Cafés, no sul de Minas Gerais, foi eleito o melhor café do mundo no Cup of Excellence.

Este é um concurso internacional que avalia a qualidade dos grãos e da bebida feita a partir deles.

Na avaliação, a marca atingiu 94,3 pontos. Assim, tornou-se o café brasileiro mais bem avaliado na história do concurso.

Quais são as melhores marcas de café brasileiras?

O Brasil é referência na produção de café. Não por acaso, ela faz parte da história brasileira, da colonização de diversas regiões e da economia do país.

Por isso, definir o melhor café do Brasil pode oferecer certa dificuldade. A variedade de produtos e de tipos de grãos pode agradar diferentes paladares.

Dentre os melhores cafés do Brasil estão os das marcas Orfeu, Santo Grão, Café do Ponto, Santa Mônica, Fazenda Primavera e Fazenda Pessegueiro.

Como preparar um bom café?

Para isso é importante que você tenha à disposição um café de boa qualidade. Sempre que possível, compre grãos frescos para moê-los em casa. Eles trazem mais sabor e aroma.

Além disso, lembre-se de dar atenção à temperatura da água. Ela deve estar entre 90°C e 96°C. Ainda, use uma água de boa qualidade, preferencialmente mineral.

Existem vários métodos para fazer café e todos eles podem oferecer boas bebidas. A prensa francesa e o filtro estão entre os principais deles.

Por fim, controle o tempo de extração. O ideal é que ela seja mais rápida, pois o contato prolongado entre o café e a água afeta o sabor final da bebida.

Qual é a melhor receita de café?

Esta é uma pergunta bastante subjetiva, pois depende do gosto pessoal de cada pessoa. Contudo, existem algumas receitas que se destacam.

Por exemplo, o café com pimenta. Termogênico, é ótimo para despertar o corpo. Já para os dias quentes o destaque vai para o café gelado com creme.

Ainda, você pode apostar em degustá-lo em formato completamente diferente. Uma oportunidade para isso está na receita de sorvete de café.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
sobremesa de chocolate com pimenta ana maria vovo
Que tal um frango oriental na airfryer para agradar sua mãe?
Tempo 30m
Porção 4 frango oriental na airfryer