Dica para manter água do filtro de barro sempre geladinha

manter água do filtro de barro geladinha

Conseguir manter a água do filtro de barro bem geladinha é sempre uma preocupação para quem usa esse tipo de filtro, principalmente nos dias mais quentes.

Para quem busca por uma água mais pura, sem o uso de muitos produtos e formas químicas para limpar, a melhor ideia é contar com o filtro de barro em casa.

Mas, se você tem dúvidas de como conservar sua água geladinha no seu filtro de barro, veja nossas dicas a seguir!

Dicas para manter a água do filtro de barro geladinha

Para manter a água do filtro de barro geladinha existem alguns truques, que são bem simples, porém bem eficientes, para que você tenha sempre uma experiência positiva com a sua água.

Mantenha o filtro em um local fresco e sem iluminação direta

Escolher um bom local na sua casa para colocar o seu filtro de barro é um dos pontos mais importantes para garantir água gelada sempre.

Dessa forma, coloque-o em um local que seja bem ventilado, bem fresco e não receba sol de forma indireta em nenhum momento do dia.

Além disso, se for possível, mantenha-o longe de outras fontes de calor, como fogão, churrasqueira e forno, por exemplo.

Troca da vela do filtro com frequência

Limpar e trocar a vela do filtro de barro com frequência é muito importante, esse processo deve ser feito frequentemente.

A recomendação é que a troca seja realizada a cada 6 meses. No entanto, caso julgue necessário, pode fazer a troca antes.

As velas são responsáveis por todo o processo de filtragem da água. Por isso, a troca com recorrência é de grande importância para assegurar a qualidade da água.

Cubra o filtro com um pano úmido

O uso do pano úmido por cima do filtro de barro é uma técnica muito antiga, que é usada até os dias atuais.

Ela potencializa o processo de resfriamento do filtro e a evaporação da água que está alocada nos poros da cerâmica, que é a responsável pela troca de temperatura.

Por isso, em dias muito quentes, molhe um pano limpo com água gelada e coloque por cima do filtro. E troque ao longo do dia.

Por que o filtro de barro é tão eficaz?

O filtro de barro é feito de argila porosa, que ajuda a resfriar a água por um processo natural de evaporação.

Ela é capaz de manter a água até 5°C mais fria do que a temperatura ambiente atual.

À medida que a água atravessa as paredes do filtro, parte dela evapora, levando consigo o calor e deixando a água mais fresca.

Além disso, o filtro de barro remove impurezas e micro-organismos, proporcionando água pura e saudável.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria