3 dicas para limpar prata oxidada com produtos de casa de 1 alerta

limpar prata oxidada
Nessas fotos do YouTube você vê como limpar a prata

Ao limpar prata oxidada você pode recuperar o brilho e a beleza de suas peças feitas nesse metal. Com o tempo, as jóias e itens domésticos de prata costumam escurecer.

Isso acontece especialmente em razão da ação da umidade. Ela faz com que o metal oxide e, por isso, passa a apresentar mudanças na sua coloração.

Porém, isso não é irreversível! Tem como limpar prata e retomar a cor original das peças com produtos caseiros, que você tem em casa.

1.Bicarbonato de sódio e água

limpar prata oxidada
Foto do YouTube com a limpeza da prata com bicarbonato e água

Uma forma fácil de limpar prata oxidada é com o auxílio de bicarbonato de sódio, o protagonista das misturinhas e água.

Faça uma pasta misturando os dois ingredientes até obter uma consistência espessa, parecida com a de uma pasta.

Em seguida, aplique a mistura sobre a peça de prata. Esfregue-a de forma suave com um pano macio ou com uma escova de dentes de cerdas macias.

Para finalizar, basta fazer o enxágue e secar a peça. É importante que ela seja secada de forma completa para que não volte a oxidar logo.

2.Pasta de dente branca

limpar prata oxidada
Foto do site Fashion Bubbles limpando prata com pasta de dente

Você também pode limpar prata oxidada com auxílio de pasta de dentes branca. Aplique-a em pequena quantidade sobre a peça.

Então, esfregue suavemente a área oxidada. Para isso, novamente utilize um pano macio ou uma escova de dentes de cerdas suaves.

Para terminar, enxágue bem a peça e, depois, seque-a completamente com auxílio de um pano macio ou de papel toalha.

3.Vinagre branco e bicarbonato de sódio

limpar prata oxidada
Foto do YouTube com a limpeza da prata com bicarbonato e vinagre

Essa dupla tem várias aplicações, inclusive é útil para limpar prata oxidada. Para usá-la, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre branco.

Depois, deixe a peça de prata submersa nesta mistura por algumas horas. Quando o período de espera terminar, retire a peça da solução, passe-a pela água corrente e seque-a.

📌Alerta: cuidado ao limpar prata oxidada

Além de existirem truques caseiros para limpar prata oxidada, alguns cuidados também são imprescindíveis para sua segurança e da peça.

Ao limpar prata, evite usar métodos abrasivos ou produtos de limpeza muito agressivos. Eles podem danificar o metal ou remover camadas de revestimento.

Além disso, certifique-se de não imergir pedras preciosas ou pérolas na solução de limpeza, pois alguns produtos podem danificar esses materiais.

Antes de iniciar o processo de limpeza, é sempre aconselhável fazer um teste em uma pequena área discreta para garantir que o método escolhido não cause danos à sua peça.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
creme de maionese tudo gostoso ana maria
biscoitinhos de Paçoca fácil simples
mini bolo de milho tudo gostoso receita
pinhão sem panela pressão ana maria simples