Como limpar motor de ventilador de pé: sem ter medo de queimar

limpar motor de ventilador de pé
Limpar o motor e outras partes do ventilador é simples - como mostra a foto do YouTube

Limpar o motor de ventilador de pé é importante para manter o bom funcionamento do seu eletrodoméstico e para aumentar sua vida-útil.

Outra importância deste cuidado se refere à remoção de poeiras e microrganismos que se acumulam ali e que podem causar alergias e outras doenças respiratórias.

A boa notícia é que existem métodos que ajudam você na tarefa de como limpar ventilador sem perigos de que ele queime.

Quais produtos posso usar para limpar motor ventilador de pé?

limpar motor de ventilador de pé
Foto do site Receitas de pesos com a limpeza de parte do ventilador

O melhor produto para usar para limpar ventiladores – seja as hélices ou o motor – é o álcool isopropílico. Use-o sobre um pano macio.

Evite produtos abrasivos. Água sanitária, por exemplo, deve ficar longe do ventilador. Igualmente, jamais o molhe em excesso usando água ou produtos de limpeza.

Como limpar o motor de ventilador de pé?

Em primeiro lugar, para limpar o moto de ventilador, desmonte-o. Para isso, use uma chave de fenda ou a ferramenta adequada para desparafusar as partes dele. Verifique o manual de instruções.

Logo depois, remova o pó acumulado sobre o motor com um aspirador de pó. Caso não tenha um à disposição, use uma escova que possua cerdas macias.

Então, molhe um pano macio com álcool isopropílico. Em seguida, passe-o de maneira suave sobre as áreas do motor. Assim, remova a sujeira e a graxa.

Nas áreas menores use hastes de algodão (cotonete). Elas são úteis por chegarem em partes inacessíveis com a escova ou com o aspirador de pó.

Como limpar a hélice de ventilador de pé?

A limpeza das hélices é a parte mais fácil da higienização do seu ventilador. Para limpá-las, use um pano umedecido com álcool isopropílico.

Caso haja sujeira acumulada, use um pano levemente umedecido com água e detergente. Após, passe um pano seco e limpo sobre as hélices.

Por fim, basta remontar o ventilador e usá-lo sem os perigos de microrganismos e poeiras que podem causar doenças respiratórias e alergias.

Ou se preferir, pode limpar o ventilador com um saco plástico, esse método facilita também a limpeza das hélices e de toda a área externa.

Como manter o ventilador de pé sempre limpo?

limpar motor de ventilador de pé
Foto do site Leroy Merlin sobre a limpeza completa do ventilador de pé

Com o tempo é natural que poeiras, pelos de animais e outros tipos de sujeira se acumulem sobre o ventilador, inclusive sobre o motor dele.

Evitar isso completamente é difícil. Porém, é possível diminuir a incidência destas sujeiras sobre o eletro portátil.

Para isso, uma boa opção é guardá-lo em um armário sempre que ele não estiver em uso. Ou, então, cobri-lo com um plástico ou pano.

Além disso, busque fazer uma limpeza superficial do ventilador com frequência. Desse modo, a necessidade de uma limpeza pesada se torna menos recorrente.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Panqueca de frango low carb que é o melhor tudo gostoso
sobremesa com pedaços de morango
creme de inhame que ajuda no colesterol simples fácil
merluza cozida com batatas ana maria
Faça essa receita de merluza cozida com batatas
Tempo 1h17m
Porção 4 Porções