Lavar ventilador com mangueira: funciona de verdade?

lavar ventilador com mangueira
Foto do YouTube com a dica certa para lavar seu ventilador

Lavar o ventilador com mangueira pode parecer uma bela solução quando o seu aparelho estiver repleto de sujeira. Mas será que isso funciona mesmo?

Existem várias maneiras de como limpar o ventilador. Cada uma delas se presta a diferentes situações, como na presença de poeira fina ou de manchas.

As técnicas variam quanto aos materiais utilizados e aos passos para que a limpeza seja feita. Por isso, podem auxiliar você em diferentes momentos.

É possível lavar ventilador com mangueira?

lavar ventilador com mangueira
Foto do Facebook com uma lavagem direta com mangueira no ventilador

Sim, é possível. Essa é uma das formas de fazer a limpeza do ventilador, mas não é a única. Trata-se de uma solução que é indicada para quando houver poeira acumulada.

Ou seja, para uma limpeza apenas superficial esta não é a melhor alternativa. Utilize-a quando precisar realmente dar aquele trato no seu ventilador.

Quando não for este o caso, utilize outras estratégias, como usar um pano úmido e macio ou, então, escovas de cerdas macias e levemente umedecidas.

Desse modo, você consegue deixar o ventilador sempre limpo e em perfeito estado para o seu uso. Refresque-se em segurança!

Como lavar o ventilador com mangueira?

Para isso, primeiramente cubra a parte elétrica do ventilador. Use um plástico ou outros materiais impermeáveis que você tenha à disposição. Fixe-o bem.

Em seguida, borrife sobre as grades e pás algum tipo de produto de limpeza que ajude a soltar a sujeira ali presente. Por exemplo, detergente, bicarbonato de sódio ou sabão líquido.

Então, umedeça as partes do ventilador e esfregue-as com uma esponja ou escova. Depois disso, use a mangueira para fazer o enxágue.

Caso haja apenas poeira acumulada, sem manchas e encardidos, você pode simplesmente limpar o ventilador com um jato forte de mangueira.

Quais são os riscos de ventilador com mangueira?

lavar ventilador com mangueira
Olha essa foto do YouTube com a dica para não estragar seu ventilador

O principal risco em lavar o ventilador desse modo é permitir que o motor entre em contato com a água. Isso pode afetá-lo e deixá-lo inutilizável, inclusive.

Para evitar essa possibilidade, é importante cobrir bem a parte elétrica do ventilador. Para isso, utilize algum plástico.

Fixe-o bem ao redor do motor. Utilize fita adesiva para evitar que haja espaços por onde a água possa passar e, assim, chegar até a parte elétrica.

Funciona lavar ventilador com mangueira?

Sim, pode funcionar, especialmente para eliminar a sujeira mais grossa e que está na superfície do aparelho.

Contudo, é importante ressaltar que a limpeza com mangueira depende dos cuidados com a parte elétrica do ventilador.

É imprescindível que a água não entre em contato com o motor. Caso isso ocorra, o aparelho poderá ficar inutilizável. Por isso, lembre-se de cobrir bem a região.

Além disso, utilize produtos de limpeza adequados para soltar a sujeira presente no aparelho. Detergentes, bem como misturinhas caseiras, são ótimas pedidas.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
creme de maionese tudo gostoso ana maria
biscoitinhos de Paçoca fácil simples
mini bolo de milho tudo gostoso receita
pinhão sem panela pressão ana maria simples