Como lavar cortinas à seco e deixar o tecido do mesmo jeito

lavar cortinas a seco

Lavar as cortinas a seco é uma opção para quem deseja higienizá-las, mas não deseja gastar com serviços profissionais ou não tem local adequado para secá-las.

As cortinas, assim como móveis e chão da casa, costumam acumular poeira, pelos de animais e microrganismos.

Por isso, precisam ser higienizadas de tempos em tempos. Isso é importante para conservá-las, mantê-las bonitas e, também, para sua saúde.

Neste caso, você precisará de técnicas diferentes daquelas usadas para a misturinha para limpar cortina de banheiro. Contudo, o método é tão simples quanto este!

Como lavar cortinas a seco?

Para isso, primeiramente aspire as cortinas. Assim, você poderá retirar a sujeira superficial antes de passar para o próximo passo.

Agora, siga a mesma lógica utilizada no processo para limpar colchão a seco. Isto é, polvilhe sobre o tecido bicarbonato de sódio.

Deixe-o agir por um tempo, pelo menos 30 minutos. Por fim, aspire novamente. O bicarbonato suga sujeiras e é ótimo para eliminar odores, além de ser um bactericida.

Quais são os benefícios de lavar cortinas a seco?

Lavar cortinas à seco é interessante para preservar a integridade do tecido. Trata-se de uma técnica eficaz na remoção de sujeira e poeira sem danificar as fibras dele.

Ainda, trata-se de uma solução interessante para quem mora em apartamentos ou locais sem acesso à luz direta do sol;

Como evitar encolhimento ou danos ao tecido durante a lavagem a seco?

Com o método do bicarbonato de sódio não há perigos para a limpeza do tecido. Porém, caso resolva lavá-las com água, verifique as instruções do fabricante.

Existem produtos específicos para lavagem a seco de cortinas disponíveis no mercado?

Sim, no mercado é possível encontrar alguns sprays de limpeza a seco e pós absorventes. Esses produtos são úteis para remover sujeira e manchas sem danificar o tecido.

Porém, o bicarbonato de sódio costuma ser suficiente para a limpeza, a não ser que a cortina conte com manchas antigas e já impregnadas no tecido.

Posso lavar cortinas a seco em casa se elas forem muito grandes ou pesadas?

Lavar cortinas a seco em casa é uma tarefa desafiadora se elas forem muito grandes ou pesadas.

Uma boa estratégia é retirá-las da janela e, depois, estendê-las no chão em um cômodo previamente limpo. Assim, estique bem o tecido para alcançar todos os cantos.

Depois de limpar um dos lados, vire a cortina e repita o processo na outra superfície. Desse modo, você garantirá uma limpeza completa e sem precisar gastar para isso!

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita
cookie de batom garoto simples fácil
Carne bovina Essa carne no forno com manteiga e alho incendeia o coração
Tempo 41m
Porção 5 carne no forno com manteiga e alho